Geral

Deficientes de Orleans e Região realiza Assembleia Geral Ordinária de 2015

Foto: Divulgação / Comunicação Adore

Foto: Divulgação / Comunicação Adore

Aproximadamente 20 pessoas, entre elas integrantes da diretoria, associados e representantes do programa Jovem Aprendiz estiveram presentes na Assembleia Geral Ordinária de 2015, organizada pela Associação de Deficientes de Orleans e Região – Adore. Segundo a conselheira fiscalda instituição, Jelvania Perin Zanini, foi realizada a prestação de contas e apresentado o plano de ação para 2015 neste encontro.

Jelvania ressalta que, através da diretora jurídica, Michele Barreto, o seminário sobre inclusão social, em Orleans, está próximo de se tornar realidade. “A diretora conversou com profissionais e cinco deles voluntariamente ministrarão as palestras. Além disso ela apresentou um pré-projeto do que desejamos e também está em busca do espaço para realização do evento”.

As propostas para o plano de ação de 2015 são: continuidade na confecção de carteiras do passe livre intermunicipal e orientação da interestadual; reivindicação de eliminação de barreiras arquitetônicas  nos espaços e logradouros públicos visando melhorar a acessibilidade; estimular a criação do conselho municipal dos direitos da pessoa com deficiência; encaminhar as pessoas com deficiência para o mercado de trabalho e para atendimento técnico; campanha de conscientização dos direitos das pessoas com deficiência; recadastramento de associados e cadastramento de novos; seminário ou conferência sobre inclusão social.

Nessa semana, ainda de acordo com Jelvania, foi realizado o recadastramento e o cadastramento de novos associados. “O número total de associados cadastrados na Adore é 97. Destes, 31 são de deficiência física, 43 de deficiência visual e 23 de deficiência auditiva”, ressalta.

Também entrou em discussão o projeto do jovem aprendiz. O objetivo é proporcionar a iniciação profissional e encaminhamento do adolescente ao mercado de trabalho. O encontro contou com um intérprete de libras para auxiliar os associados deficientes auditivos que se fizeram presentes.

Colaboração: Comunicação Adore