Geral

Delegacias de Combate à Corrupção reforçam atuação da Polícia Civil em 2020

De janeiro a 21 de dezembro de 2020, a Polícia Civil de SC realizou 1.485 operações policiais em todo o Estado

Divulgação

Ao mesmo tempo em que mantém o monitoramento e as forças contra as organizações criminosas violentas, a Polícia Civil de Santa Catarina lançou uma gestão desafiadora em 2020: investigar e combater os crimes contra a administração pública.

Para tanto, o ano marcou a ativação das cinco Delegacias de Combate à Corrupção (DECORs), com atuação macrorregional, além da Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção (CECOR/PCSC) junto à Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC).

“A partir das DECORs desencadeamos um novo momento de gestão na Polícia Civil frente ao combate aos crimes contra a administração pública e à corrupção. Esta ação faz parte do Planejamento Estratégico da Polícia Civil 2019-2023, tendo sempre como foco a garantia da fiscalização dos recursos públicos e a melhor prestação dos nossos serviços aos cidadãos”, destaca o presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial e delegado-geral da Polícia Civil de SC, Paulo Koerich.

As DECORs estão sediadas em Florianópolis, Tubarão, Joaçaba, Blumenau e Chapecó. Ao todo, foram realizadas desde janeiro 10 operações decorrentes de investigações complexas pelas DECORs no Estado: Gêmeo do Mal; Pombo de Ouro; Seival 2; Agricultor Fantasma; Operação em Taió; Operação Oxigênio; Convite Marcado; Asfaltaço e Soldo Inflado.

Assim, a Polícia Civil de Santa Catarina passou a tratar o combate à corrupção como prioridade, já que esse tipo de crime afeta toda a sociedade brasileira.

Ao total, as DECORs e a CECOR instauraram 42 inquéritos policiais em 2020. Houve ainda 76 indiciamentos e 16 prisões deferidas, tendo mais de R$ 13 milhões de valores apreendidos em 2020.

Mais de 1,4 mil operações policiais em todo o Estado

De janeiro a 21 de dezembro de 2020, a Polícia Civil de SC realizou 1.485 operações policiais em todo o Estado. Os números ainda devem se alterar até o final do ano, pois novas operações deverão ser realizadas.

Outro dado relevante foi o de apreensão de drogas no Estado. Neste período foram mais de 5 toneladas de entorpecentes apreendidos com destaque para maconha e cocaína. O recolhimento de drogas sintéticas, como ecstasy e LSD, chegou a mais de 5 kg de ecstasy e outros mais de 2 mil micropontos de LSD.

Também foram significativos os valores apreendidos em dinheiro em espécie – mais de R$ 6 milhões foram encontrados nas operações, recursos estes do tráfico de drogas, de roubos e de atividades ilícitas.

O número de armas e munições apreendidos também foi destaque. Foram 371 armas e mais de 13 mil munições apreendidas em todo o Estado. De 1º de janeiro a 21 de dezembro foram 911 flagrantes com 2.043 presos.

Ano de conquistas para a PCSC

Em 2020 também houve uma série de conquistas para a Polícia Civil de Santa Catarina, tais como: a incorporação da Indenização por Regime Especial de Serviço Ativo (Iresa), a ampliação da Delegacia Virtual, a criação da DP Virtual da Mulher, a implementação do PCSC WebConf, a criação do Ensino à Distância da Acadepol, a criação do Centro de Apoio de Polícia Judiciária Eleitoral, a implantação do Serviço Aeromédico junto ao Helicóptero da Polícia Civil de Criciúma, o fortalecimento da integração com as forças de segurança e do serviço de Inteligência, entre outras ações importantes para a redução dos índices de criminalidade no Estado.

Notícias Relacionadas

Santa Catarina amplia Teste do Pezinho que agora permite detecção da toxoplasmose

A recomendação é que a coleta ocorra após 48 horas do nascimento até o quinto dia de vida

“Pés” gigantes de maconha são encontrados em terreno na frente de escola em São Joaquim

Além da plantação a Polícia Civil apreendeu drogas, recuperou objetos furtados e realizou prisões pelos crimes de tráfico de drogas

UniSatc abre inscrições para Mestrado Profissional em Engenharia Metalúrgica

Formação foca nas qualificações de profissionais que buscam alcançar novos rumos na carreira

Trabalhador sobrevive após cair do 7º andar de prédio em cima de telhado e automóvel em Criciúma

Com auxilio do Corpo de Bombeiros, a vitima foi devidamente estabilizada e transportada ao Hospital São José para tratamento especializado