Geral

Deputado Mauro de Nadal, do MDB, é eleito presidente da Alesc

Emedebista foi eleito nesta segunda-feira (1º)

Divulgação

O deputado Mauro de Nadal (MDB) foi eleito nesta segunda-feira (1º) o novo presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A vitória dele ocorreu com 38 dos 40 votos. O nome dele foi o único a concorrer.

Nadal substituirá Julio Garcia (PSD), que presidiu a Alesc até o início do ano, quando foi afastado da função e preso na segunda fase da Operação Alcatraz.

Com a vitória de Mauro de Nadal, o MDB ocupa pela quinta vez a presidência da Casa Legislativa desde a redemocratização, com a volta do pluripartidarismo extinto durante a ditadura militar.

— Recebo com imensa responsabilidade a missão de presidir essa Casa num momento singular de Santa Catarina. Assumo essa missão como deputado e servidor público, que por isso deve servir à sociedade, ao maior número de pessoas, e com a energia que me motiva a sempre a fazer o melhor pelo Estado de Santa Catarina. (…) É uma honra presidir nossa Alesc, e não vou esquecer a generosidade de vossas excelências — declarou o deputado no início de seu discurso.

A eleição de Mauro de Nadal se deu em uma eleição sem confronto, como tem sido há 16 anos. No caso de Nadal, a escolha do nome dele foi fruto de um acordo entre lideranças na Alesc. Essa articulação prevê a divisão do comando da Casa com o também emedebista Moacir Sopelsa, que deve assumir a presidência no ano que vem.

Mauro de Nadal tem 49 anos, e foi eleito em 2018 com 42.507 votos. Este é o segundo mandato dele como deputado estadual. Natural da cidade de Caibi, no Oeste catarinense, Nadal também já foi prefeito Cunha Porã, no Extremo-Oeste, por dois mandatos consecutivos.

A eleição

A sessão desta segunda iniciou às 14h20min, no Plenário da Alesc, e é presidida pelo deputado Romildo Titon (MDB), que é o mais velho entre os que têm o maior número de mandatos completos na Casa, conforme prevê o regimento interno da Casa.

Após abrir os trabalhos, Titon deu início ao prazo para inscrição dos candidatos. Apenas o nome do deputado Mauro de Nadal foi inscrito. A apresentação do concorrente coube ao deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB), que citou que o registro do nome de Nadal estava sendo feito pela totalidade dos deputados da Casa.

Dos 40 deputados, 38 votaram em Mauro de Nadal, e houve duas ausências, a da deputada Ada De Luca (MDB) e Julio Garcia (PSD).

A sessão prossegue com a eleição da mesa-diretora da Alesc.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Coronavírus em SC: Santa Catarina registra segunda maior taxa de distanciamento social do país neste sábado

Em cumprimento ao Decreto Estadual, estabelecimento é interditado em Imbituba

A loja estava aberta e com todos os funcionários em atividade.

Coronavírus em SC: Governo do Estado pactua abertura de 322 novos leitos clínicos e 170 de UTI

Semana Restart traz debates atuais para acadêmicos UniSatc

Na próxima segunda, aulas seguem na instituição na modalidade presencial e online