Geral

Deputado Peninha busca apoio para aprovar PEC que unifica as eleições

Texto recebeu parecer favorável do relator na Comissão de Constituição e Justiça

Divulgação

Em Brasília, o deputado catarinense Rogério Peninha Mendonça (MDB) busca apoio para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que unifica as eleições no país. Com parecer favorável do relator, deputado Valtenir Pereira (MDB/MT), na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC), o autor da proposta corre contra o tempo para que a matéria seja votada o quanto antes.

“O parecer favorável do relator já indica que teremos boas chances de aprovar a minha proposta na CCJ. Agora precisamos de uma verdadeira força tarefa sobre os membros da Comissão. Primeiro para que o presidente, deputado Felipe Francischini (PSL/PR), paute a matéria, e depois para que tenhamos a maioria simples necessária para que o texto siga para a Comissão Especial”, explica.

A proposta do deputado de Santa Catarina deve proporcionar uma economia de aproximadamente R$ 1 bilhão já no próximo ano. As eleições do ano passado custaram cerca de R$ 900 milhões. De acordo com a PEC, os mandatos dos atuais prefeitos e vereadores serão prorrogados por dois anos, para que a partir de 2022 todos os cargos sejam escolhidos em pleito único, de Vereador a Presidente da República.

“Essa conversa com os parlamentares, feita na base eleitoral de cada estado, é muito importante. Precisamos dar agilidade à tramitação para que o texto seja aprovado até o início de outubro, ou seja, um ano antes do pleito. Só assim vai suspender o pleito de 2020 e gerar a economia que tanto precisamos”, conclui Peninha.

A PEC 56/19, apresentada por Peninha, foi apensada à PEC 376/09, numa manobra para dar mais musculatura e rapidez ao andamento da proposta, para acompanhar a tramitação acesse o site da Câmara dos Deputados. No mesmo portal é possível acessar também a lista dos parlamentares membros da CCJ.

Notícias Relacionadas

Braço do Norte unifica as medidas para combate ao Covid-19, seguindo na íntegra as determinações do Governo Estadual

A iniciativa visa facilitar a vida dos cidadãos braçonortenses, uma vez que estavam vigentes no Município medidas mais restritivas em comparação com as editadas pelo Governo do Estado.

PEC do Governo do Estado permite repasse de recursos de emendas parlamentares direto aos municípios

A PEC é uma forma de agilizar e desburocratizar os repasses dos recursos de emendas parlamentares diretamente para as prefeituras por meio de transferência especial, independentemente de celebração de convênio.

Novos nomes do PSD se reúnem para discutir ações para as eleições deste ano

Cão-bombeiro de SC morre em serviço durante busca por pessoa desaparecida em rio em Içara

Cachorro Barney pulou na água em Içara e não voltou mais à superfície. Em fevereiro, animal ajudou na procura por vítimas em Brumadinho (MG).