Geral

Dermatologista alerta para cuidados com a pele no inverno

Foto: culturamix.com

Foto: culturamix.com

Não é somente no verão que precisamos cuidar da pele, no inverno a atenção também precisa ser redobrada. Hidratar a pele nesta época do ano é necessário e fundamental.
Bastam às temperaturas baixarem para a pele “começar a sofrer”. No inverno, percebemos que muitos problemas se manifestam: pele ressecada, descamação, rachaduras nos lábios, entre outros problemas. Por isso, as pessoas precisam ficar atentas e ter bastante cuidado para não sofrer as consequências depois.

De acordo com o médico do HSJosé , o dermatologista Dr. Edson Lupselo,  não são apenas as temperaturas que mudam,  o que mais muda nessa época, é o nosso comportamento. “Com o frio, a procura por banhos quentes e demorados aumenta, isso retira a camada protetora de óleo natural da pele, assim como o uso de sabonetes, pois a água quente evapora mais e a deixa desidratada", destaca Lupselo.

Segundo o médico, para ajudar ou tentar manter a pele um pouco mais hidratada, primeiramente, é preciso prestar atenção no banho e diminuir a água muito quente ou até mesmo, o tempo de banho. Estes cuidados, podem atenuar os danos à pele. O uso de sabonetes a base de glicerina, também ajudam na hidratação, assim como o uso de hidratantes corporais. Para Lupselo, o ideal é fazer aplicações duas vezes ao dia nessa época.

"Não se deve descuidar da pele do rosto e do corpo na época do clima frio e seco, pois é quando a pele sofre mais agressão, ficando com aspecto ressecado, opaco, áspero e com uma desconfortável sensação de repuxamento.

Lupselo destaca ainda, que além da pele ficar mais irritada e ressecada, essa sensibilidade pode alterar o funcionamento da camada que protege a pele, propiciando a entrada das substâncias geradas pelas bactérias que ocasionam mais inflamação, trazendo para o rosto principalmente, as chamadas foliculites (inflamação de um ou mais folículos capilares), que pode ocorrer em qualquer lugar da pele.

Como frio intenso em nossa região,  ainda vai demorar para terminar, lembre-se que sua pele também precisa de muitos cuidados no inverno. Hidratar, evitar banhos muito quentes e beber bastante líquido, contribuem para um melhor funcionamento do organismo e ajudam a manter uma pele mais saudável.

Colaboração: Katia Farias