Geral

Desassoreamento de rios já passou de 20 quilômetros somente em 2021 em Criciúma

Município tem a previsão de realizar ainda o desassoreamento nos bairros São Sebastião, Vila Rica, Pinheirinho, Mina do Toco, Wosocris e São Domingos

Divulgação

A Prefeitura de Criciúma está com um planejamento de desassoreamento até o fim do ano. A Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana já executou mais de 20 quilômetros de desassoreamento nos bairros Linha Batista, Rio Maina, Santo Antônio, Pinheirinho e os trabalhos estão sendo realizados, neste momento, no Verdinho.

No cronograma do município, as melhorias serão executadas também nas localidades do São Sebastião, Vila Rica, Pinheirinho, Mina do Toco, Wosocris e São Domingos até o fim do ano. Para realizar o desassoreamento, a Administração Municipal utiliza a escavadeira hidráulica, mais conhecida como pescoçuda e outra escavadeira hidráulica, adquirida pela prefeitura neste mês.

“O desassoreamento é por quilômetro, cada trecho desassoreado possui um quilômetro. O desassoreamento é feito para desobstruir a passagem das águas e, desta forma, evitar eventuais alagamentos nas regiões perto dos rios”, explicou o engenheiro ambiental da Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Guilherme Colombo. As limpezas possuem licença ambiental da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) para serem realizadas.

A limpeza dos rios é feita pela pescoçuda com uma haste alongada de 16 metros. A haste vai até o fundo do rio e remove o lodo.

Pedidos de desassoreamento

A população pode solicitar a limpeza dos rios na Prefeitura de Criciúma. O canal para o pedido é feito pela Ouvidoria, no telefone 156. Após isso, é feito uma avaliação e se for necessário é feito a execução.

Notícias Relacionadas

Pesquisa aponta aumento de casos de covid em 1.217 cidades esta semana

O número corresponde a 33,9% das 3.591 prefeituras ouvidas

Governo de SC vai prorrogar estado de calamidade pública até 30 de setembro

Com a medida, o Estado fica desobrigado de cumprir algumas metas fiscais, o que facilita o combate ao vírus

Santa Catarina avança na certificação de propriedades livres de brucelose e tuberculose

A intenção da Secretaria da Agricultura é ampliar o número de certificações, para que esse seja mais um diferencial competitivo do agronegócio catarinense

Governo do Estado abre licitação para elaboração de estudo para criação de rodovia alternativa à BR-101 Norte

A empresa que for selecionada na licitação terá seis meses para executar um estudo identificando onde poderá passar essa nova rodovia