A busca pelo Conhecimento

Descoberta Milenar: As Pegadas de Happisburgh

Foto: Martin Bates

No ano de 2013, um grupo de cientistas descobriu as primeiras evidências de pegadas humanas datadas de mais de 800 mil anos atrás fora do continente africano. Cálculos realizados apontam que as pegadas têm uma idade de 900.000 anos, sendo até o momento o mais antigo registro de pegadas humanas fora da África, considerada o berço da humanidade.

O local em que foram encontradas foi em uma camada de sedimentos recém-descoberta localizada em uma praia de Happisburgh, na Inglaterra. Ao todo, 49 marcas foram observadas pelo grupo de estudiosos e estavam presentes em uma rocha sedimentar macia. O mar da praia contribuiu para o aparecimento e posteriormente a descoberta das pegadas, pois suas águas corroeram a costa e deixaram as marcas expostas.

Depois de uma análise muito detalhada das imagens feita por Isabelle de Groote, Dra. da Universidade de Liverpool John Moores, as marcas foram oficialmente designadas como pegadas humanas feitas por cinco pessoas de uma mesma família, sendo um homem e quatro crianças. Aprofundando-se mais nas pesquisas, os cientistas ainda descobriram que esse grupo deixou essas marcas enquanto caminhavam em direção ao sul. A espécie a que se acredita pertencer as pegadas é o chamado Homo antecessor, uma classificação extinta de hominídeo que provavelmente teve uma ligação comum entre neandertais e seres humanos modernos (Homo sapiens).

Os primeiros registros de ancestrais humanos primitivos são datados de aproximadamente 4,4 milhões de anos atrás no continente africano e sua deslocação para fora do território africano aconteceu somente há cerca de 1,8 milhões de anos, entretanto, acredita-se que eles chegaram ao continente europeu há somente 1 milhão de anos. Por isso, essa descoberta se tornou o mais antigo registro de presença humana fora da África.

Fontes consultadas:

WIKIPÉDIA. Pegadas de Happisburgh. Disponívem em https://pt.wikipedia.org/wiki/Pegadas_de_Happisburgh Acesso em 07 fev. 2025

ROMANZOTI, Natasha. Pegadas humanas de 900 mil anos são encontradas. Hypescience. 08 fev 2014. Disponível em https://hypescience.com/pegadas-humanas-de-900-mil-anos-sao-encontradas/ Acesso em 07 fev. 2025

Notícias Relacionadas

Título do Avaí termina em pancadaria na Ressacada

Toda essa confusão gerou cenas lamentáveis após o apito final e o sentimento de injustiça que tomou conta dos jogadores da Chape

Cleir Estevam inicia primeiro dia de gestão à frente da Fundação Hospitalar Henrique Lage

A equipe técnica fará, nos próximos dias, um levantamento detalhado das condições estruturais

Criciúma empata com o Juventude em 2 a 2 no Jaconi

Tigre volta a jogar somente na estreia da Série B contra o Operario-PR

Motociclista fica ferido após colisão com carro em Braço do Norte

A motocicleta foi recolhida ao pátio por estar com o licenciamento em atraso, e um boletim de ocorrência foi registrado no local.