Geral

Desenvolvimento do Sul pauta reunião entre empresários e o presidente da Fiesc

Mario Cesar de Aguiar visitou a sede da Associação Empresarial de Criciúma na noite desta quarta-feira, 13.

Foto: Divulgação

A diretoria da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e representantes dos sindicatos empresariais receberam na noite desta quarta-feira, 13, na sede da entidade empresarial, a visita da comitiva da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), liderada pelo presidente Mario Cesar de Aguiar.

Os empresários solicitaram à Fiesc o apoio em pautas de interesse do setor produtivo e da região. Entre elas, o Plano de Desenvolvimento da região Sul, encaminhamentos necessários a questão do gás natural; contribuição para a definição de uma política de energia com base em recursos minerais/carvão junto aos governos Municipal, Estadual e Federal; implantação do Centro de Inovação de Criciúma; participação no desenvolvimento do Porto de Imbituba e na criação de leis que objetivem a competitividade da indústria catarinense.

“Queremos agradecer a Fiesc pelo trabalho de aproximação e união que tem sido realizado entre a federação e as associações e sindicatos empresariais de todo o Estado e que, com isso, possamos trabalhar ainda mais em pautas que promovam o crescimento da nossa região”.

“Estamos trabalhando para atrair novas empresas e um dos caminhos procurados por investidores, quando querer se instalar em Santa Catarina, além do Governo do Estado, é a federação. Queremos contar com vocês para que também direcionem investidores para o Sul”, acrescenta Dagostin.

O vice-presidente da Acic, Valcir José Zanette, reforçou a importância do apoio da Fiesc para alavancar o Porto de Imbituba. “O Porto de Imbituba é fundamental para o desenvolvimento do Sul. Muitas cargas daqui estão indo para Itajaí e outros portos enquanto o Porto de Imbituba tem condições de atender”, observa.

O presidente da Fiesc, Mario Cesar de Aguiar, destacou a relevância das associações empresariais. “Estou muito satisfeito por estar aqui. Sempre tive o espírito associativista e, por isso, reconheço o papel de uma associação empresarial para uma sociedade e não só para os interesses dos empresários”, disse.

Segundo Aguiar, a federação tem buscado junto ao Governo do Estado manter e criar incentivos fiscais às empresas. “Muitas empresas estão sendo assediadas por outros estados por conta de incentivos fiscais. Conseguimos quatro audiências com o Governador do Estado e tratamos em todas, exclusivamente, sobre incentivos fiscais, porque as empresas precisam ter condições de serem competitivas”, enfatiza.

Aguiar ressaltou ainda o Projeto do Observatório da Indústria, voltada ao planejamento e desenvolvimento estratégico da indústria do Estado e o Programa de Desenvolvimento da Indústria Catarinense (PDIC), que identificou as vocações de cada região, e foi entregou ao Governo do Estado para ser uma ferramenta na elaboração de uma política industrial para Santa Catarina.

Colaboração: Comunicação ACIC

Notícias Relacionadas

Semana termina com a garantia de revitalização da SC-390 ainda neste ano

Promessa do governador Moreira junto a empresários e lideranças de Orleans aconteceu nesta semana, em reunião plenária na ACIC.

Comitiva da Fiesc visita a empresa Librelato

Operação contra o furto de gado é realizada no Sul

As fiscalizações aconteceram em Gravatal, Içara, Morro da Fumaça e Bom Jardim da Serra. Pelo Estado, outras cidades também fazem parte das investigações.

Prefeito de Joinville aponta caminhos para o crescimento da região Sul

Segundo Udo Döhler, em palestra na Associação Empresarial de Criciúma - ACIC, gestão pública eficiente, planejamento e união são as principais diretrizes.