Geral

Desfile cívico em Içara reúne mais de três mil pessoas

Ao som da banda do 28º Grupo de Artilharia de Campana (GAC), deu inicio na manhã deste sábado o desfile cívico de Içara. O evento foi realizado na Rua Altamiro Guimarães, centro da cidade. Ao todo, participaram 53 grupos, entre entidades, instituições educacionais, órgãos públicos e empresa. Mais de três mil pessoas participaram do ato cívico.

Organizado pelo Governo de Içara, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a comemoração da independência do Brasil contou também com a presença de autoridades locais e estaduais. O prefeito Murialdo Canto Gastaldon, que abriu o desfile, em seu discurso falou sobre a importância das comemorações e do civismo. “Esta data marca a independência brasileira em condições de colônia de Portugal. Mas todos os dias esta independência deve ser reconstruída. Somos países pacíficos, por isso, o desfile de hoje resgata a civismo, o amor pela terra”, destacou, dando ainda ênfase aos que deixaram a linha da pobreza. Murialdo também fez críticas a espionagem dos Estados Unidos aos países democráticos, citando o Brasil.

Durante o ato cívico, a Polícia Militar manifestaram luto aos dois policiais mortos em serviço, durante a semana. Deu ainda destaque ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd). O desfile também contou com a participação do Corpo de Bombeiros, da Fundação Assistencial de Içara (FAI – 3ª idade); Entidade Içarense de Assistência Social (Efias – 3ª idade); Rede Feminina de Combate ao Câncer; Amigas do Peito; Matriz São Donato e Apae – Escola Especial Sonho Dourado. O Movimento Içarense pela Vida (MIV) desfilou em defesa pela água.

Nove centros educacionais infantis e 12 escolas municipais de Educação Infantil saíram a desfilar. Entre os temas, abordaram a família; preservação do meio ambiente; a construção de valores; educação; combate às drogas, solidariedade e o projeto “Navegando com Vinícius de Moraes”, entre outros. Houve destaque as Olimpíadas da Matemática. As fanfarras das escolas Maria Arlete Bitencourt Lodetti; da Quintino Rizzieri e Colégio Cristo Rei abrilhantaram ainda mais o evento cívico.

Participaram ainda o IF-SC; Fundação Cultural de Içara, com suas oficinas artísticas e culturais e a divulgação do 20º Açor; Secretaria de Saúde e Subsecretaria sobre Drogas; Fundação Municipal de Esporte (FME) com alunos e atletas de várias modalidades; EJA; Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia; ADAD; Pastoral Pedro Valentim Monteiro; Associação Cultural Açoriana de Içara; Jaguara Esporte Clube; Budny Tratores e CTG Querência Praiana.

Colaboração: Francis Leny/Assessoria de Comunicação PMI

[soliloquy id=”38587″]