Geral

Desfile cultural e étnico abre o sábado do 20º AÇOR

Divididos por cidades passaram pela Rua Marcos Rovaris, no centro de Içara, 21 pelotões

Boi de mamão, pau de fita, dança, música, muita alegria e beleza marcaram a abertura das atividades do 20º AÇOR na manhã deste sábado, em Içara, quando aconteceu o desfile de grupos folclóricos, municípios e instituições. A apresentação que tomou conta da Rua Marcos Rovaris no centro da cidade contou com a participação de 21 pelotões, divididos por cidades. O desfile foi fechado com a passagem dos representantes do município sede: escolas, associações étnicas açorianas, rainha e princesas, e a equipe da Fundação Cultural.

O prefeito Murialdo Gastaldon acompanhado da primeira dama e presidente da FAI, Ceneli Freitas Gastaldon; o vice-prefeito Sandro Serafim junto da esposa, vice-presidente da FA, Georgia Bolsoni Serafin; a secretária de Estado Ada de Lucca; vereadores, secretários municipais e a comunidade, presenciaram um verdadeiro espetáculo cultural.

“A beleza do desfile ficou marcada em cada apresentação, em cada delegação que trouxe mais da cultura açoriana para o nosso município e para todos os participantes do evento”, assinalou o prefeito içarense. “Um belo desfile, e assim será com toda a programação que segue até amanhã”, emendou o vice-prefeito.

Hoje as atividades seguem com até as 24h com apresentações, gastronomia e shows musicais. Já no domingo a abertura do evento será com a Missa do Encontro das bandeiras e Folias do Divino Espírito Santo celebrada pelos padres Antonio Vander e Valmir (RJ); às 11h30min ocorrerá a apresentação do Mastro de São Sebastião e a abertura da praça da gastronomia. Ao meio dia acontece abertura dos stands (fecham às18h). As apresentações culturais vão das 12h às 20h. Todas as atividades são realziadas na Praça da Matriz São Donato e no ginásio da escola Salete Scotti dos Santos.

Este ano, mais de 65 apresentações folclóricas e dois shows musicais constam da programação. Paralelamente acontecem oficinas e exibições de documentários gravados em Santa Catarina e nos Açores. São 38 stands apresentando o artesanato regional de influência açoriana de 30 municípios. As escolas municipais, que trabalharam a etnia por três meses, estão mostrando o resultado das atividades em 10 stands.

Um total de 47 instituições culturais, 41 grupos folclóricos e seis cantorias do Divino Espírito Santo participam da festa promovida pela Prefeitura Municipal de Içara em Parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina/Secretaria de Cultura, com apoio da Santur e Governo dos Açores. A Festa Açoriana acontece a cada ano em uma cidade diferente do litoral catarinense escolhida pelo conselho consultivo do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da UFSC, que realiza o evento. Estão na disputa para sediar o evento no próximo ano as cidades de Bombinhas e Florianópolis.

[soliloquy id=”46208″]