Geral

Deslizamento de terra arrasta carro e evacua prédio em SC

Estrondo antecedeu deslizamento de terra que arrastou parte de garagem e carro estacionado

Foto: Rafael Souza, NSC TV

Um deslizamento de terra arrastou parte da garagem de um prédio e fez com que os moradores do edifício precisassem deixar o local na noite de quinta-feira (23) em Chapecó, no Oeste do Estado. O desmoronamento ocorreu por conta de uma ruptura no sistema de contenção no terreno vizinho, onde ocorre uma obra.

De acordo com o relatório dos bombeiros, o síndico do prédio contou que os moradores escutaram um estrondo momentos antes de verem uma fissura se abrir na divisa com o terreno vizinho. Choveu cerca de 50 milímetros na cidade nesta quinta, conforme apuração.

Ao perceberem a fissura, os moradores retiraram alguns veículos da garagem. Porém, logo em seguida, houve o desmoronamento, que arrastou a cobertura da garagem, a central de gás do prédio e um veículo.

Foi feito o contato com um dos responsáveis pela obra, que foi até o local e recebeu orientações sobre quais ações seriam necessárias. A primeira delas foi a evacuação da edificação ao lado, por segurança, e acomodação dos moradores em um hotel.

Além disso, a construtora ficou responsável por realizar um laudo do sistema estrutural da edificação, para então liberar a utilização, realizar uma avaliação no sistema de contenção pelo responsável técnico do sistema e colocar lona na região atingida para minimizar a percolação do solo.

Segundo o Corpo de Bombeiros, não foi possível identificar fissuras na estrutura do prédio no momento, e nem a exposição da fundação. “É possível observar que o terreno onde ocorre a construção recebe o deságue natural dos terrenos vizinhos e que o leito da rocha está a aproximadamente 2 metros do nível do solo”, afirma ainda o boletim.

A Polícia Militar e a Defesa Civil também foram acionadas e compareceram ao local para registrar a ocorrência. O local foi isolado e aguarda liberação técnica.

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

Governo de SC autoriza a concessão de uso e exploração do Mirante da Serra do Rio do Rastro

O governador Jorginho Mello destacou a importância do projeto para o desenvolvimento econômico e turístico da região.

Colégio Satc promove espaço de orientação com projeto ‘Conexão Família’

Proposta envolve encontros com temáticas que impactam no desenvolvimento educacional dos alunos

ACIO promoverá capacitação sobre como solucionar conflitos, em Orleans

O treinamento será ministrado pela especialista Paola Oliveira, nos dias 24 e 25 de junho.

Homem é preso com drogas dentro de casa em Orleans

Ele foi encaminhado ao Presídio Santa Augusta