Geral

Despachantes já podem registrar e licenciar veículos

Foto: Neiva Daltrozo/SECOM

Foto: Neiva Daltrozo/SECOM

O governador Raimundo Colombo autorizou, na tarde dessa quarta-feira (6), a impressão do certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV) para veículos zero quilômetro por meio de despachantes. O projeto para impressão do CRLV já foi aprovado por órgãos do Estado. Com a autorização, o programa que permitirá a emissão do documento, será desenvolvido pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) e poderá começar a operar a partir de abril de 2014.

“O beneficiado é o cidadão, que não vai precisar esperar, porque com esse novo sistema, imediatamente poderá ter o documento do seu veículo novo”, explicou Colombo.

O projeto da impressão do CRLV para veículos novos no escritório do despachante foi um pedido da Associação dos Despachantes de Trânsito do Estado de Santa Catarina (Adotesc). Já passou pela apreciação do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC), nos setores de assessoria jurídica, gerência de informática, gerência de veículos e do parecer do diretor. A assessoria jurídica da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE), também avaliaram o projeto.

Desde 2007, a emissão do CRLV para veículos usados ou 2ª via, já são realizados pelos despachantes. “Antes demorávamos meses para emitir um documento como esse. Agora só precisamos de três minutos para imprimir o documento. É uma nova conquista dos despachantes catarinenses”, comenta o presidente da Adotesc, Osnildo Silveira.

As vantagens do novo sistema proporcionam ao governo do Estado uma melhoria na fiscalização dos serviços, segurança na emissão dos documentos, redução dos custos operacionais e o aumento dos pontos de atendimento aos usuários, passando de 83 para todos os municípios catarinenses.

“Os despachantes prestam um grande serviço para a sociedade catarinense. Foram acumulando credibilidade ao longo desses 36 anos e isso é muito importante e que só se conquista com o tempo e trabalho realizado com eficiência.”, destacou o governador.