Geral

Detento de Tubarão vence concurso nacional de redação

Reeducando de 37 anos ficou em 1º lugar no concurso nacional de redação da Defensoria Pública da União

Foto: Divulgação

Um detento do Presídio Regional Masculino de Tubarão conquistou o primeiro lugar no 4º Concurso Nacional de Redação da Defensoria Pública da União, que teve como tema “Promoção dos Direitos Humanos e Garantia do Acesso à Justiça”, em comemoração aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

I.A., de 37 anos, participa do Projeto de Leitura oferecido pela unidade prisional, que consiste na leitura de um livro e posteriormente é encaminhado ao fórum para redução do tempo da pena – direito que lhe assiste à Lei de Execução Penal.

Com orientação dos professores do Centro Educacional de Jovens e Adulto (Ceja) e da coordenadora pedagógica Marta Rosi Pereira Scremin, ele inscreveu-se no concurso como aluno em regime prisional e, no formulário da prova, abordou o acesso aos direitos e garantias dos cidadãos, igualdade para todos. O reeducando teve sua redação reconhecida pela comissão julgadora, garantindo o primeiro lugar no concurso.

Segundo o diretor do Presídio Masculino de Tubarão, Milton Rech, foi gratificante receber o resultado. “Estamos fazendo um bom trabalho junto aos reeducandos, e exemplos assim precisam ser reconhecidos. “A educação possui enorme importância dentro do sistema prisional, dessa forma estaremos cumprindo o papel de reinseri-los à sociedade”.

O reeducando receberá um tablet da Defensoria Pública da União como prêmio pelo 1º lugar no Estado de Santa Catarina, uma medalha de honra ao mérito e 12 horas de remição em sua pena.

Com informações do Notisul

Notícias Relacionadas

Comissão organizadora aguarda retirada de prêmio principal da Rifa de Santa Paulina, do Bairro Arizona

O prêmio de R$ 30 mil sorteado no dia 16 de junho de 2019 não foi retirado ainda pelo vencedor. Os organizadores alertam que o prazo limite para receber o prêmio vai até o dia 4 de setembro de 2019.

Presídio de Araranguá beneficiado com verbas de penas pecuniárias do sul do Estado

O Presídio Regional de Araranguá promoveu, na última sexta-feira (19), a inauguração da sala de aula e da biblioteca daquela unidade.

Equipe do Programa de Hepatites Virais de Criciúma recebe prêmio ‘Inimigo número 1 da Hepatite C’

Município ficou entre os cinco melhores do país. Prêmio será entregue em outubro, em São Paulo

Tribunal de Justiça nega prisão domiciliar a detento que poderia fazer tratamento de saúde no presídio

O detento passou por perícia de um médico legista, que ressaltou a possibilidade de continuar o tratamento do detento na própria prisão