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Detonações de rochas para construção do Túnel do Morro do Formigão começam neste mês

O processo será feito por abafamento, para evitar que estilhaços atinjam as casas mais próximas

As obras para a transposição do Morro do Formigão, na BR-101, em Tubarão, começaram efetivamente em fevereiro. Pouco mais de dois meses depois, o consórcio JDantas-Novatecna já agendou o início da detonação das rochas. A marcação para a colocação das cargas explosivas já está feita.

O trabalho será feito já a partir deste mês, sempre nas terças-feiras, quintas-feiras e sábados, do meio-dia às 14 horas. Neste período, o trânsito ficará interrompido e os moradores que vivem mais próximos do maciço precisarão deixar as suas casas.

Mas todas as datas serão antecipadas, especialmente nas comunidades próximas, inclusive com carro de som. Nesta sexta-feira, a equipe de interação social da Empresa de Supervisão e Gerenciamento Ambiental (Esga), realizou a distribuição de material informativo à comunidade do bairro Fábio Silva.

Os motoristas devem atentar ao retorno de tráfego após os trabalhos de detonação, especialmente porque o fluxo de veículos neste trecho segue em mão dupla por pista simples, com limite de velocidade fixado em 80 quilômetros por hora.

Esta parte de remoção das rochas é a primeira de muitas. Nesta fase, serão limpos os emboques sul e norte. As detonações para a perfuração do túnel propriamente dito ainda levarão algum tempo para ocorrer.

As pessoas com imóveis próximos também não precisam se preocupar com suas casas. A empresa faz o monitoramento e em caso de qualquer estrago o proprietário será indenizado.

Pequeno, mas moderno

Segundo matéria do Jornal Notisul, o projeto para transposição do Morro do Formigão, na BR-101, em Tubarão, prevê a perfuração de túnel de 500 metros de extensão. O traçado desenvolve-se na direção do maciço rochoso, à direita da pista existente (sentido sul), com um afastamento máximo de 90 metros em relação ao eixo atual da rodovia.

Além do túnel e dos acessos ao equipamento, a passagem sob o morro terá acostamento interno e externo, além de uma passarela para pedestres em seu interior. O pavimento é diferente do restante da rodovia.
Primeiro, haverá uma camada de rachão, depois uma camada de 12 centímetros de espessura de brita. Por cima, será colocada uma camada de dez centímetros de concreto compactado a rolo. E, por fim, uma placa de concreto simples de 22 centímetros de espessura.

E não para por aí. Terminada a escavação, o revestimento final, a pavimentação e as sobrestruturas, iniciará a montagem do sistema operacional.

Nesta etapa, está a instalação elétrica e de iluminação; de ventilação; de detecção e alarme de incêndio; televisivo; de telefonia e emergência; sinalização luminosa; central de monitoramento; subestação; e sistema de automação e supervisão.

Como será executada a obra

O túnel no Morro do Formigão, em Tubarão, será aberto com cargas explosivas. Uma máquina – perfuratriz tripla – faz os furos na rocha; em seguida, é colocado o material explosivo e ‘bum’! À medida que as explosões são feitas, o material remanescente é removido e uma placa de concreto é feita para fixar a estrutura.

Paralelamente ao trabalho prático, outra equipe é responsável por efetuar medições diárias da largura e da altura do túnel. Isto é necessário para verificar se a rocha não cede, o que poderia causar um desabamento, por exemplo.