Geral

Dez escolas municipais de Criciúma já tiveram seus documentos antigos digitalizados

Objetivo da Secretaria de Educação é criar acervo com decretos, cadastros de estudantes e professores, fotos históricas e demais documentos das unidades de ensino

Divulgação

A digitalização de documentos da rede pública de ensino de Criciúma já alcançou dez das 65 escolas municipais e Centros de Educação Infantil (CEIMs). Iniciado no ano passado, o procedimento realizado pela Secretaria Municipal de Educação vai incluir no acervo virtual decretos, cadastros de alunos e professores, fotos históricas, matrículas, entre outros documentos.

“Disponibilizar os documentos online facilita o acesso a eles, tanto para consultas como para pesquisas sobre a história da educação de Criciúma”, destacou a coordenadora geral da Secretaria Municipal de Educação, Cristiane Uliana Fretta.

Durante os meses de setembro e outubro, a equipe envolvida no projeto passou por capacitações teóricas e práticas de preservação e gestão documental, ministradas pelo Centro de Memória e Documentação da Unesc. Ao todo, foram instruídos aproximadamente 100 profissionais da educação.

Boletins, contas, diários e relatórios administrativos anuais também passarão pelo processo. “É um trabalho minucioso, mas importante. O tempo de digitalização varia de acordo com o estado de conservação e do volume de cada acervo, levando em conta também a idade da escola”, explica o secretário municipal de Educação, Miri Dagostim. De acordo com ele, os documentos físicos não serão descartados.

Os arquivos estão sendo armazenados em nuvem, em um drive elaborado em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). Os documentos são separados por escolas, sendo que cada uma possui sua senha de acesso ao próprio acervo, para garantir a segurança dos dados.

Notícias Relacionadas

Dólar cai para R$ 5,13 com redução do pessimismo externo

Bolsa recuou 0,34%, com perspectiva sobre juros no Brasil

Dia do Livro é comemorado por turminhas da Educação Infantil do Colégio Satc

Além do incentivo à leitura, data envolveu a linguagem, criatividade e o faz de conta

Dinheiro desviado do SUS comprou apartamento milionário em Balneário Camboriú, diz PF

Operação ocorre em mais dois estados além de Santa Catarina

Tigre aproveita “folga” para fazer melhorias no gramado do Majestoso