Geral

Dezembro Vermelho: mês dedicado à conscientização do tratamento da AIDS

Em Criciúma, testes rápidos estão à disposição no Pamdha e nas unidades de saúde

Divulgação

Nesta próxima terça-feira (1°), é comemorado o Dia Mundial de Combate à AIDS. Por este motivo, o mês de dezembro foi escolhido para representar a campanha de conscientização e prevenção ao HIV e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). De acordo com dados do Programa de Atenção Municipal às DST/HIV/AIDS (Pamdha) de Criciúma, aproximadamente 3.540 pessoas possuem o vírus no município, destas, 2 mil realizam o acompanhamento por medicação.

A Secretária Municipal de Saúde, por meio do Pamdha, disponibiliza testes rápidos de HIV no próprio local e em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “É importante que todas as pessoas realizem teste rápido de maneira periódica, para saber da sua sorologia. Quando mais cedo ter o diagnóstico, mais rápido será o início do tratamento”, explicou a coordenadora do Pamdha, Patrícia Rodrigues Oenning. “Além de HIV, temos testes de sífilis e hepatites B e C”, complementou.

Desde o ano passado, o Pamdha oferece o autoteste voltado ao grupo de pessoas mais suscetíveis a ter o vírus, e que não procuram as unidades. “O parceiro leva o kit de autoteste para casa e recebe toda a informação. Caso seja confirmado a infecção, nós chamamos a pessoa para fazer o acompanhamento”, ressaltou a coordenadora.

Em alusão ao Dezembro Vermelho, será realizada a distribuição de panfletos de conscientização no prédio do Centro de Especialidades em Saúde (CES), no bairro Santo Antônio, onde o Pamdha fica localizado.

Notícias Relacionadas

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da Previdência Social

Morte de cão encontrado sem vida pendurado em portão de casa é investigada em SC

Animal estava preso pelo pescoço e havia morrido instantes antes de ser achado por equipe de resgate. Boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil em Itapema.

Tigre apresenta oficialmente atacante Allano

Perícia constata ‘lesão corporal por queimadura’ em bebê que teve ferimentos no pé em creche de SC, diz polícia

Associação que administra unidade em Criciúma também informou que apura o evento. Entidade é a mesma que cuida da creche onde um bebê apareceu com hematomas por mordida no rosto.