Saúde

Dezembro Vermelho: profissionais da saúde realizam blitz da prevenção, em Orleans

Dezembro Vermelho: profissionais da saúde realizam blitz da prevenção, em Orleans

Fotos: Edivaldo Lubavem / Comunicação Prefeitura de Orleans

A equipe responsável pelas ações da campanha Dezembro Vermelho, dedicada à prevenção ao Vírus da Imunodeficiência Humana – HIV, realizaram a “blitz da prevenção”. A iniciativa é fruto de parceria entre a Secretaria da Saúde e o Unibave.

Folders e preservativos femininos e masculinos foram entregues em diversos locais da cidade, tais como Lohn Bier, Empório Pub, Big Jack e Vieira Bier. Na oportunidade, os profissionais também repassaram orientações sobre a testagem em locais públicos de Orleans.

De acordo com a secretária da Saúde, Luana Debiasi, a campanha visa atingir principalmente o público jovem. Segundo ela, a equipe organizadora visitou casas noturnas, bares, lanchonetes e a universidade com o intuito de abordar o assunto e, sobretudo, conscientizar sobre a importância da prevenção.

“Partimos do princípio de que os jovens trabalham o dia todo e, por isso, encontram dificuldades para procurar os serviços de saúde. Além disso, a crescente demanda de jovens com Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST e HIV é expressiva, então, a finalidade da campanha deste ano é quebrar barreiras e sair de nossa zona de conforto, procurando o público jovem onde ele costuma frequentar”, sinalizou Luana.

Conforme a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Alana Patricio Stols Cruzeta, muitas das pessoas que foram abordadas nos ambientes avaliaram a ideia como inovadora, sem bem-recebida pelas pessoas abordadas. “Apesar disso, durante a blitz, foi possível constatar que a população tem vergonha de falar sobre sexo. As pessoas precisam ter noção da utilidade do preservativo e da realização do teste”, pontuou.

O grupo confeccionou também placas alusivas e fantasias de preservativo, com o intuito de dar mais visibilidade à campanha.

Colaboração: Edivaldo Lubavem / Comunicação Prefeitura de Orleans

  • IMG_7945
  • IMG_7926
  • IMG_7982
  • IMG_7959

Notícias Relacionadas

I Feira do Livro é oficialmente aberta em Orleans

Prefeitura de Orleans lança Limpa Fila e deve fazer mais de 3 mil procedimentos até dezembro

Programa foi lançado pelo secretário de Saúde de Orleans, Fernando de Fáveri nesta quarta-feira (30). Programa deve acelerar consultas, exames e pequenas cirurgias no município.

Campanha “Compre de Orleans” será lançada neste sábado na Praça Celso Ramos

Programação da Semana Mundial do Meio Ambiente convida à reflexão, em Orleans