Segurança

Dezoito detentas são transferidas após tumulto no Santa Augusta

Mulheres, envolvidas em briga que resultou em princípio de rebelião, foram levadas à outras unidades prisionais da região

Foto: Ana Paula Cardoso / Arquivo / Portal Engeplus

Foto: Ana Paula Cardoso / Arquivo / Portal Engeplus

O princípio de rebelião registrado na madrugada desta segunda-feira na ala feminina do Presídio Santa Augusta resultou em transferências. Dezoito detentas envolvidas no tumulto já foram encaminhadas para outras unidades prisionais da região. No episódio, acompanhado pela Corregedoria da Secretaria de Justiça e Cidadania, ninguém se feriu. 

Um princípio de rebelião foi registrado na última madrugada na ala feminina do Presídio Santa Augusta. O “bate-grade” foi contido pelos próprios agentes penitenciários, mesmo assim a Polícia Militar esteve no local fazendo o trabalho de prevenção na parte externa. O Corpo de Bombeiros também foi acionado, por prevenção.

Ainda na madrugada, dois incêndios em veículos chamaram a atenção. Dois carros antigos foram queimados de forma criminal. Um dos veículos, um Santana, foi colocado no meio da via, nas proximidades do residencial Carmel, no bairro Cidade Mineira Velha. O carro pertencia ao dono de uma oficina que pega veículos em desuso para arrumar. Já na Vila Francesa, um Uno foi incendiado. 

Também pela região, criminosos tentaram interceptar um ônibus, porém, o motorista conseguiu fugir da abordagem suspeita. Não se sabe se seria para assaltar ou mesmo para atear fogo. A mobilização foi intensa da Polícia Militar durante toda madrugada, mas nenhum suspeito foi detido. A Polícia Civil e a unidade prisional já cruzam informações para constatar a motivação do tumulto e se os incêndios possuem ligação com o episódio registrado na ala feminina. 

NOTA DA SJC 

Corregedoria da Secretaria da Justiça irá apurar tumulto no Presídio de Criciúma

A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania – SJC informa que na madrugada desta segunda-feira, 22, um princípio de tumulto ocorreu na ala feminina do Presídio Regional de Criciúma, no bairro Santa Augusta. O movimento teve origem em uma briga entre as presas de uma galeria e foi controlado por volta das 4h pelos agentes penitenciários da unidade e de unidades vizinhas, contando ainda com o apoio da Polícia Militar e dos Bombeiros.

Não houve feridos e as responsáveis pelo tumulto generalizado já foram transferidas da unidade. Todas as medidas legais e periciais foram tomadas e a Corregedoria-Geral da SJC já foi acionada para a devida apuração dos fatos.

Com informações de Talise Freitas / Rádio Eldorado