Geral

Dia D contra o sarampo será no próximo sábado (15) em quatro salas de vacina em Imbituba

Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) fará, no próximo sábado (15), o “Dia D” de combate ao sarampo. Em Santa Catarina, a campanha de vacinação é seletiva. Por isso, no estado, antes de receber a dose, o paciente é avaliado por profissionais qualificados (vacinadores). A campanha, que segue a orientação do Ministério da Saúde, começou no último dia 10 de fevereiro. Em Imbituba, estão sendo imunizadas pessoas entre 6 meses a 49 anos de idade.

“Crianças e adultos que não estão com o esquema vacinal completo, devem procurar as unidades para realizarem a vacina contra o sarampo. Em nosso município, no sábado, Dia D, estarão abertas as salas de vacina da Policlínica Central, do Campo da Aviação, da Divineia e da Nova Brasília. O horário de atendimento será das 8 às 17 horas”, disse a Gerente de Imunização, Joana Dias Melo.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus, que pode provocar complicações à saúde e, em casos mais graves, levar à morte. O vírus se espalha facilmente pelo ar e permanece no ambiente por até duas horas. A transmissão ocorre através da respiração, tosse ou espirro.

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2019, 9% (526) dos municípios brasileiros registraram 18.203 casos confirmados e 15 óbitos por sarampo, sendo 14 no estado de São Paulo e 1 em Pernambuco.

Atualmente, nove estados mantêm transmissão ativa do vírus do sarampo, sendo que, em 2020, cinco já confirmaram casos: São Paulo (77 casos), Rio de Janeiro (73), Paraná (27), Santa Catarina (22) e Pernambuco (3). Até o momento, não houve mortes relacionadas à doença.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Imbituba

Notícias Relacionadas

Mais de 5,7 mil crianças comparecem na 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em Criciúma

Número superou a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde. Segunda etapa inicia dia 18 de novembro, com foco em adultos de 20 a 29 anos

Mais de mil e quinhentas pessoas foram imunizadas contra o sarampo no Dia ‘D’ em Criciúma

Objetivo da campanha é que pessoas com idade entre seis meses e 49 anos recebam a vacina tríplice viral que previne contra o sarampo, caxumba e rubéola

Unidades de Saúde de Forquilhinha abrem neste sábado para o Dia D contra o Sarampo

O atendimento será realizado das 8 às 17 horas, os pais devem levar a carteirinha de vacinação dos filhos.

Lauro Müller inicia vacinação contra o Sarampo na próxima semana

Campanha vai atingir público alvo das crianças de 6 meses até 4 anos 11 meses e 29 dias.