Geral

Dia da Árvore é lembrado na Praça Nereu Ramos

Mesmo com chuva, escolas da rede e a população visitam o local levando mudas de plantas para casa

A chuva que caiu na manhã desta sexta-feira (20) na Praça Nereu Ramos, no Centro de Criciúma, não impediu que o local fosse tomado por crianças, que tinham na ponta da língua a resposta do por que estavam ali. A comemoração do Dia da Árvore, lembrado sempre no dia 21 de setembro, reuniu dezenas de alunos das Escolas da Rede no evento realizado pela Fundação Municipal do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri). Além de levar sua muda de planta para casa, os alunos compreenderam a importância de preservar o Meio Ambiente e especialmente as responsáveis pela renovação do ar através de palestras dadas pela equipe da Fundação.

De acordo com o presidente da Famcri, Gelson Fernandes, a atividade realizada durante todo o dia pretende trazer à população informações que os levem à conscientização. “Precisamos refletir nossas atitudes para que possamos praticar o que sabemos. Falta hoje exercitar aquilo que sabemos que é certo”, destacou Fernandes.

O prefeito Márcio Búrigo esteve nesta manhã junto ao vice-prefeito Verceli Coral e o presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Itamar da Silva, na Praça Nereu Ramos. Falando às crianças, o chefe do Executivo Municipal lembrou dos tempos de infância quando na mesma idade dos pequenos, ele era escoteiro e passou a ter maior cuidado com a natureza. “Temos que nos conscientizar da necessidade de cuidar daquilo que há anos nossos antepassados destroem. A árvore é símbolo da natureza e é papel de vocês ajudarem a cuidar, preservar e ser exemplo aos pais”, pontuou Búrigo.

Ingás, araçás, palmeiras e jerivás são distribuídos gratuitamente

A distribuição de árvores frutíferas como ingá, araçá, palmeiras e jerivá ocorre durante todo o dia no evento. A professora Izabel Cristina Vieira, da Escola Sebastião Toledo dos Santos, levou seus alunos até a praça para que pudessem adquirir suas plantas. “Os estudantes estão realizando um trabalho para uma feira ambiental com o foco na conscientização sobre o desmatamento.

Ciente da maneira como se encontra nosso Meio Ambiente acredito que é muito importante lembrar o Dia da Árvore, já que quanto mais passa o tempo, mais se desmata e se destrói a natureza”, avaliou Izabel.

O estudante Igor Alves, da Escola Tancredo Neves no bairro Vila Zuleima, ficou encantado com as explicações dadas e que surtiram efeito na sua consciência. “Precisamos desde já cuidar do Meio Ambiente e das árvores. Se não fizermos isso chegará o dia em que ficaremos sem ar limpo, além de não termos o que comer já que tudo vem da natureza”, avaliou Alves.

Colaboração: Matheus Reis/Decom PMC

[soliloquy id=”39928″]