Poder Executivo

Dia da Árvore: Trilha Ecológica do Mineiro é inaugurada

Localizada nas proximidades da Mina de Visitação Octávio Fontana, trilha possui mais de 200 metros e foi aberta ao público nesta quinta-feira (21).

Fotos: Fagner Santos / Comunicação Prefeitura de Criciúma

A Prefeitura de Criciúma comemorou o Dia da Árvore, celebrado nesta quinta-feira (21), com atividades na Mina de Visitação Octávio Fontana, no bairro Archimedes Naspolini. Para fortalecer o aprendizado ambiental, a Fundação do Meio Ambiente de Criciúma – Famcri disponibilizou aos moradores a Trilha Ecológica do Mineiro.

A trilha foi inaugurada sob olhares de alunos, líderes comunitários, autoridades políticas e moradores. “Essa nova trilha, além da Mina de Visitação, demonstra que o desenvolvimento e a preservação ambiental devem ser explorados. As escolas ganharam mais um local para ensinar os alunos a preservar o meio ambiente. A Administração Municipal está atenta à riqueza ambiental e, desde o início de 2017, já distribuiu mais de 20 mil mudas de plantas aos moradores”, comenta o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Para o estudante da Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental – EMEIEF Iria Zandomênego de Luca, Richard de Souza Dalpont, de 10 anos, a Trilha Ecológica do Mineiro é uma oportunidade para se aproximar da natureza. “Eu achei estranho o nome de algumas árvores nativas, mas as plaquinhas que identificam as plantas me ajudaram a entender. Foi um passeio tranquilo e empolgante”, afirma.

De acordo com a presidente da Famcri, Anequésselen Bitencourt Fortunato, a Trilha Ecológica do Mineiro possui aproximadamente 250 metros. “Esse novo ponto turístico de Criciúma serve para enaltecer a importância do meio ambiente para todos nós. Os visitantes podem conhecer as árvores nativas da região carbonífera e até observar alguns animais”, explica.

Os alunos também promoveram o plantio de árvores nativas nesta quinta-feira. A cerimônia contou com o prestígio de estudantes do Centro de Educação Infantil – CEI Jardim da Alegria, EMEIEF Iria Zandomênego de Luca, Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina – Satc, Pelotão Esperança do 28º Grupo de Artilharia de Campanha – GAC e alunos da Escola de Educação Básica – EBB Aloysius Back, de Forquilhinha.

Colaboração: Fagner Santos / Comunicação Prefeitura de Criciúma

  • Dia da Árvore – Foto de Fagner Santos (1)
  • Dia da Árvore – Foto de Fagner Santos (2)
  • Dia da Árvore – Foto de Fagner Santos (3)
  • Dia da Árvore – Foto de Fagner Santos (4)
  • Dia da Árvore – Foto de Fagner Santos (5)

Notícias Relacionadas

Sistema online da Famcri agiliza licenciamentos e facilita acesso dos usuários

Relatório mostra que solicitações que duravam meses, agora podem ser retiradas em uma semana

Famcri em parceria com voluntários resgata 40 animais com indícios de maus tratos em Criciúma

Ação com apoio da Policia Militar, Polícia Civil e ONGs Protetoras de Animais recolheu 37 cachorros e três gatos em residência no bairro Progresso

Criciúma como incentivadora do empreendedorismo

Casa do Empreendedor, Lei da Inovação e novo Código Tributário são alicerces gerados para os empreendedores da cidade

Famcri comemora resultado de projetos de despoluição do Rio Criciúma

Moradores do bairro Santa Bárbara encontraram peixes no local. Vídeo repercutiu nas redes sociais durante o último final de semana