Geral

Dia da Atividade Física movimentará o Parque das Nações

O início de abril traz duas datas motivadas a levar as pessoas a refletirem sobre os hábitos e a forma de conduzir a vida. O Dia Mundial da Atividade Física, celebrado no dia 5 e o Dia Mundial da Saúde, dois dias depois, estão diretamente ligados um a outro e uma ação no Parque das Nações Cincinato Naspolini reunirá cerca de 40 profissionais e acadêmicos com o objetivo de conscientizar os freqüentadores do local para os cuidados com o corpo. A mobilização ocorre na sexta-feira (5), a partir das 18h30 e toda a comunidade está convidada.

Durante a noite uma série de serviços e atividades aguardam os visitantes e frequentadores do parque. Acompanhadas por profissionais de saúde e educação física, as pessoas poderão realizar a aferição do índice de massa corporal (IMC), da pressão arterial, fazer caminhadas orientadas, ginástica com ritmos, passar por uma sessão de massagem pela técnica shiatsu ou participar de minitorneios de futebol, basquete e vôlei.  Médicos, psicólogos e fisioterapeutas darão indicações de como levar uma vida saudável. Haverá distribuição de brindes e panfletos educativos.

O mutirão, encabeçado pela secretaria do sistema de Saúde e a Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), conta com a parceria da Fundação Municipal de Esportes (FME), do Serviço Social dos Transportes (SEST/SENAT), da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), das Faculdades Esucri e da empresa Da Guarda. “Estamos preparando tudo para a sexta-feira, mas em caso de chuva vamos adiar para a quarta-feira seguinte (10). Agendamos neste dia pelo grande número de pessoas praticando atividades no Parque das Nações e convidamos aos que têm o costume de fazer exercícios físicos trazerem junto algum parente ou amigo”, conclama a secretária do sistema de Saúde, Letícia Vieira de Oliveira Rodrigues.

A comissão de organização espera reunir em todas as atividades em torno de 200 pessoas. Em média 60 pessoas se exercitam assiduamente no Parque das Nações, no núcleo do Programa Afasc em Movimento. Sob a orientação de fisioterapeutas, educadores físicos e estagiários, este grupo mantém os hábitos saudáveis de caminhar e fazer a ginástica aeróbica com ritmos. Muitos resultados positivos foram conhecidos nos 65 bairros onde há este projeto, segundo o coordenador Edemilson Mondardo. “No fim do ano passado, levamos um médico para avaliar as quase 1800 pessoas e verificamos significativas melhoras na pressão arterial, perda de peso e IMC em níveis aceitáveis na maioria das avaliações”, conta.

Mondardo observa que com hábitos simples pode-se manter uma vida saudável. A alimentação aliada a exercícios físicos simples são suficientes para ter bons resultados. “Não existe saúde sem alimentação e atividades físicas periódicas. Com pequenas ações se preserva uma boa qualidade de vida. Praticar esporte ou caminhada três vezes por semana por pelo menos 30 minutos, em ritmos alternados, contribui para que se mantenham índices corporais aceitáveis”, diz.

João Pedro Alves/Decom Prefeitura de Criciúma