Geral

Dia de Finados: Vigilância em Saúde de Morro da Fumaça presta orientações nos cemitérios

O objetivo da ação é divulgar dicas de cuidados para evitar a formação de focos do mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypti, nestes locais.

Divulgação

Durante o Dia de Finados, no próximo sábado, dia 2, os profissionais da Vigilância Sanitária e da Vigilância Epidemiológica estarão nos cemitérios de Morro da Fumaça para prestar orientações à população quando aos cuidados para combate ao mosquito da dengue. O objetivo da ação é divulgar dicas de cuidados para evitar a formação de focos do mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypti, nestes locais.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária, Patrícia da Rosa Satiro Zanette, os cemitérios são pontos estratégicos e monitorados regularmente pela agente de endemias, porém é necessário redobrar os cuidados nesta época devido ao aumento na quantidade de flores e outros colocados nestes locais.”Se os responsáveis pela manutenção de túmulos não adotarem medidas de prevenção à dengue, os cemitérios podem se tornar criadouros de larvas do aedes aegypti, que é o mosquito vetor da doença. Para evitar que isso aconteça, os técnicos de Vigilância Epidemiológica e da Vigilância Sanitária, juntamente com a Agente de Endemias e as Agentes Comunitárias de Saúde estarão nos acessos principais dos cemitérios localizados no Centro e no distrito de Estação Cocal”, explica.

Orientações

Entre as orientações para quem pretende levar flores aos cemitérios, é necessário sempre retirar a embalagem plástica que envolve os ramos e, nos pratos que ficam sob os vasos, depositar areia até a borda para evitar o depósito de água ou eliminar o uso dos mesmos. “Combater o mosquito aedes aegypti é a melhor estratégia para evitar a dengue, bem como a febre do chikungunya e a zika, que também são transmitidas por ele. Para evitar as doenças, é preciso combater o vetor, eliminando ou adequando depósitos e recipientes que possam acumular água parada, servindo como potenciais criadouros e, com isso, evitando o estabelecimento de focos”, finaliza Patrícia

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Morro da Fumaça