Geral

Dia do Livro é comemorado por turminhas da Educação Infantil do Colégio Satc

Além do incentivo à leitura, data envolveu a linguagem, criatividade e o faz de conta

Foto: Divulgação

As aprendizagens por meio da literatura sempre estiveram presentes nas propostas educacionais desenvolvidas pelo Colégio Satc. Para enfatizar ainda mais a importância dessa ferramenta pedagógica, as turminhas da Educação Infantil tiveram uma tarde muito especial, comemorando o Dia do Livro. Com a proposta de ampliar as atividades que já são feitas diariamente, os alunos tiveram o incentivo a leitura, aliando com as linguagens, criatividade e o ‘faz de conta’ que representa a imaginação.

O contato com as histórias e a leitura desenvolve a autonomia intelectual e social das crianças desde pequenos, motivando e os desafiando na busca de compreenderem o contexto em que vivem. “A partir de uma obra literária nós temos a utilização da linguagem, o incentivo a criatividade e o despertar para curiosidades do mundo real. Porque assim, conseguimos também ter uma proximidade das famílias e seus filhos, buscando estimular o ato de ler em todas essas pessoas”, explica a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Satc, Luciana Peruch Ferreira.

Na instituição a proposta de inclusão da leitura nas atividades diárias são praticadas a partir dos três anos. Isso ocorre, desde ambientes lúdicos de leitura, geladeira de livros, leituras em sala de aula e visitas semanais na biblioteca.

“O livro já é um objeto muito presente aqui no Infantil, porque todas as tardes tem momento de história, as professoras utilizam os livros como ferramenta pedagógica dos projetos, de atividades. Então comemorar o Dia do Livro não foi nada novo, foi algo que veio para complementar o que a gente já faz e dar uma ênfase a mais para a questão do hábito da leitura”, enfatiza Luciana.

Durante as comemorações os alunos receberam a visita dos personagens da Turma do Nosso Amiguinho, para um momento de diversão e muita música.

Aprendizagem do livro

Entender o contexto literário não acontece apenas quando se aprende a ler de fato, por isso, mesmo as crianças que ainda estão em processo de alfabetização, ler é uma prática diária.

“A criança já faz a leitura de imagem desde bebê, nessa fase eles sabem que o livro de borracha, de pano, de banho, é um objeto que representa um livro. São figuras, cores, letras, números que já estão sendo identificados. Por isso que nós devemos incentivar desde muito pequenos a leitura para que seja um processo contínuo”, pontua a coordenadora.

Notícias Relacionadas

Criciuma perde para o Bahia por 2 a 0 e é eliminado da Copa do Brasil

Mais três corpos são encontrados enterrados em bairro de Balneário Arroio do Silva

A Polícia Civil e a Cientifica foram acionadas para comparecer no local e iniciar o trabalho de investigação e identificação das vítimas.

Lei multa em R$ 840 consumo de cigarro e derivados de tabaco em parque e playgrounds de SC

Lei foi sancionada pelo governo de Santa Catarina e é válida para ambientes públicos e privados

Vino & Formaggio: Sommelier da Rede Angeloni dá dicas de harmonização para desfrutar o Festival

A iniciativa open bar e open food ocorre de 12 a 14 de julho, no Palazzo Delle Acque, em Nova Veneza