Geral

Dia do Músico é comemorado na Unesc com coral chileno e apresentações culturais

Coro Madrigalista de la Universidad Metropolitana de Ciencias de La Educación (UMCE), de Santiago, no Chile, encantou funcionários, professores e alunos com músicas da tonada chilena

Ontem (22) foi o Dia do Músico e na Unesc, a data foi lembrada com apresentações simultâneas de música, às 18h30, dentro da programação do Quintas Culturais. O Espaço Cultural Toque de Arte, no hall do Bloco Administrativo, foi palco para o Coro Madrigalista de la Universidad Metropolitana de Ciencias de La Educación (UMCE), de Santiago, no Chile, que encantou funcionários, professores e alunos com músicas da tonada chilena, um gênero musical folclórico do país, e uma homenagem ao Brasil: “Mulher Rendeira”.

O Coro Madrigalista está em Criciúma para participar do 19º Festival Internacional de Corais e chegou ontem ao município. Após a apresentação na Universidade, os coralistas foram conhecer os integrantes do Coral Unesc, que se apresentaram no Festival.

Professora de canto do campus de Santiago da Universidad de Talca, no Chile, Pilar Aguilera, integra o Coro Madrigalista de La UMCE desde 1998 e veio para o Brasil pela primeira vez. “Chegamos hoje (22) e ainda não conseguimos conhecer nada da cidade. Mas estamos com muita vontade de conhecer Criciúma”, afirmou. Quando soube que estava sendo comemorado o Dia do Músico no Brasil, Pilar abriu um sorriso e afirmou que o trabalho com música é tudo para ela. “A música é minha vida. Ela me permite ir além, socializar, conhecer outros lugares, outras pessoas”, comentou.

Já no Bloco XXI, o aluno da quarta fase do curso de Engenharia de Produção da Unesc, Gabriel Gierdani Pilger, mostrou o seu talento em uma apresentação voz e violão. Enquanto isso, as pinturas em cerâmica feitas por funcionários e estudantes da Unesc durante oficina realizada dia 8 de novembro foram expostas.

Milena Nandi/Assessoria de Imprensa da Unesc