Geral

Dia do Portuário é comemorado no Porto de Imbituba

A nova administração do Porto de Imbituba é encarada como positiva pelos profissionais, especialmente com a manutenção dos empregos

O desenvolvimento econômico do Porto de Imbituba, sem dúvida eleva o padrão da cidade e de toda a região. Mas nada disso ocorreria se não fosse o trabalho dos portuários. Muito mais que força braçal, eles dão tudo de si para manter o cronograma em ordem. Um exercício diário que fazem em equipe e lidam muito bem.

É uma rotina puxada. Muitos profissionais comemoram o fato de ocuparem um bom lugar no mercado bem concorrido.

O presidente do Sindicato dos Conferentes de Carga e Descarga nos portos de Imbituba e Laguna, Joares Gonçalves, é um exemplo. Sente-se feliz com a forma que atua em Imbituba. Trabalha como autônomo e ganha satisfatoriamente bem.

Segundo o Jornal Notisul, outra parte boa é a possibilidade de defender os interesses da classe. Para Joares, a situação é confortável, mas poderia estar melhor, principalmente para outros profissionais, já que nem todos têm os direitos assegurados.

“Não podemos parar de lutar por melhorias, estamos buscando sempre mais. E pensamos num coletivo”, conta Joares.  

Apesar das recentes mudanças na administração do porto, os profissionais estão tranquilos quanto aos seus empregos. “Estamos confiantes de que tudo vai ficar bem. A nova administração se comprometeu em manter a coisas como estão”, revela.

Desde 1942, o porto era administrado pela Companhia Docas de Imbituba. A concessão acabou no dia 15 de dezembro do ano passado e agora o comando está com a SC-Parcerias, empresa do governo do estado.