Geral

Dia Mundial das Crianças Vítimas de Agressão: 1.006 casos são registrados em SC

Em Orleans, uma criança corre o risco de ficar cega de um olho por ter sido agredida pelo próprio pai.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Sábado foi o Dia Mundial das Crianças Vítimas de Agressão. No ano passado, foram registrados 1006 casos de maus-tratos em Santa Catarina. A delegacia de Florianópolis foi a que mais recebeu denúncias (110), seguida de Blumenau (87), São José (62), Criciúma (58) e Joinville (56).

Conforme estimativas dos órgãos de segurança, muitos crimes desta natureza não vêm à tona porque não são denunciados e, para cada caso, podem existir outros dez. O artigo 136 do Código Penal determina prisão de dois meses até 16 anos para quem colocar em perigo a vida ou a saúde de quem está sob seus cuidados, mesmo que com a intenção de educar.

Bebê corre o risco de ficar cego

Um bebê de 5 meses foi agredido pelo próprio pai no dia 31 de janeiro deste ano. Ele ficou irritado porque a criança chorava. Foi quando asfixiou o bebê no berço. Como não conseguiu fazê-lo parar de chorar, pegou no colo e apertou contra o próprio peito, prensou nos braços e jogou em cima da cama, onde o pequeno saiu desacordado.

O homem está preso preventivamente, terá audiência na próxima semana e, talvez, irá a júri popular. A criança corre o risco de perder a visão do olho esquerdo.

Após a agressão, a mãe, de 18 anos, o levou para a Fundação Hospitalar Santa Otília e a equipe acionou o Conselho Tutelar. O bebê foi transferido para Tubarão e ficou internado na UTI. Assim que saiu, a avó já estava com a guarda e o agressor preso. Hoje, a criança está em segurança total e com todo o suporte para minimizar ao máximo possível as sequelas.

O pai do bebê foi denunciado por tentativa de homicídio triplamente qualificada por motivo torpe e fútil, asfixia e meio cruel, além de ameaça por vias de fato contra a ex-companheira.

Com informações do Jornal Notisul