Saúde

Dia Mundial de Higienização reforça a importância da ação para evitar a proliferação de doenças

No HSJosé, iniciativa realizada com os colaboradores demonstra a importância da ação para a manutenção da saúde

Divulgação

A higienização das mãos sempre foi uma ação fundamental para prevenir a proliferação das doenças, no entanto, este ato tão importante ganhou ainda mais evidência com a pandemia da Covid-19, já que é uma das formas mais seguras de evitar o contato com o coronavírus. Antes da declaração da pandemia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já havia instituído o dia 5 de maio como o Dia Mundial de Higienização das Mãos.

“A higiene das mãos é a técnica primária mais importante para evitar infecções relacionadas à assistência à saúde. Tem sido considerada como pilar da prevenção e controle das infecções nos serviços de saúde, incluindo aí as transmissões cruzadas de microorganismos multirresistentes”, explica a explica a enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HSJosé, Rita Lindemann.

Além disso, a ação também evita doenças secundárias como infecções no trato urinário, pulmonar, nos dispositivos utilizados como caráteres e na corrente sanguínea.

“Com a pandemia tivemos um aumento considerável da higiene das mãos, tanto dos profissionais de saúde, como os de apoio e também da sociedade de modo geral. Podemos perceber que os acompanhantes e visitantes também aderiram à técnica com a preocupação da disseminação da Covid-19”, enaltece a enfermeira.

Este dia especial tem o principal objetivo de lembrar os profissionais, pacientes e população que a higiene das mãos é a forma mais rápida e muito eficaz para evitar infecções e doenças infectocontagiosas.

Ação especial irá reforçar a importância da data

Durante esta quarta-feira, dia 5, uma ação irá reforçar a importância da higienização das mãos no Hospital São José de Criciúma. “A iniciativa será realizada na entrada dos funcionários e nos setores, faremos questionários aos colaboradores e quem acertar ganhará brindes para incentivar as boas práticas e lembrar o Dia mundial da Higienização das Mãos. Tivemos também o apoio do Grêmio de Funcionários do Hospital que nos cedeu os brindes para a realização desta ação”, garante a especialista.

Notícias Relacionadas

Caixa paga 3ª parcela do auxílio emergencial para nascidos em janeiro

Beneficiários do Bolsa Família com NIS final 2 também recebem hoje.

Butantan entrega mais 2,2 milhões de doses de vacina contra a covid-19

Com o lote, 52,2 milhões de doses foram entregues desde janeiro.

Delegado Ulisses Gabriel anuncia desfiliação ao PSD de Orleans

Em comunicado, ele explicou que se dedicará de forma exclusiva ao projeto de segurança pública em Urussanga, Cocal do Sul e Morro da Fumaça.

Quina de São João terá prêmio de R$ 190 milhões

Apostas podem ser feitas até o dia 26 de junho.