Saúde

Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais reforça alerta para a doença

Em Içara mais de 260 pacientes estão em acompanhamento.

Divulgação

Hoje, dia 28, é lembrado como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, doenças caracterizadas pela inflamação do fígado e causadas por cinco tipos de vírus. Desde 2019 foi instituído no Brasil a campanha Julho Amarelo, que reforça o alerta para o diagnóstico precoce e o controle. Em Içara, pacientes com esse tipo de doença são acompanhados de perto pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE). Atualmente o município atende 266 pacientes, 26 destes utilizam medicação.

“As hepatites virais são inflamações no fígado. Em Içara as hepatites B e C são as mais comuns. Geralmente atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para as duas é a vacina e o uso de preservativo”, conta a coordenadora do SAE, Graziela Macarini Zuchinalli.

Já a prevenção para hepatite A está ligada a hábitos de higiene e condições de saneamento básico. “Atinge mais as crianças, é transmitida principalmente pela água e por alimentos contaminados. Seu tratamento é feito no posto de saúde. Já as hepatites D e E são raras, não temos nenhum caso registrado em nosso município”, reforça Graziela.

As hepatites virais representam um grave problema. São chamadas de doenças silenciosas, pois muitas vezes não apresentam sintomas. “Quando elas aparecem se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. O paciente quando aqui chega passa por um exame de contagem de carga viral, dependendo da carga viral que o paciente apresentar ele faz o tratamento com medicamento, ou só um acompanhamento mensal. Os içarenses que tiverem algum desses sintomas podem comparecer a sua Unidade Básica de Saúde e solicitar um teste”, finaliza a coordenadora.

Notícias Relacionadas

Idoso fica gravemente ferido após sofrer queda de ponte em Siderópolis

O motorista, de 72 anos, não percebeu que uma ponte da Área Industrial estava interditada, e tentou atravessar, momento que a estrutura se rompeu. O condutor ao sair do veículo, caiu no rio durante a noite dessa terça-feira, dia 23

Motorista joga veículo contra policiais durante perseguição em Urussanga

Os dois envolvidos eram um casal de Orleans, sendo que ambos possuíam passagens por tráfico de drogas

Frente fria atormenta SC que deve enfrentar tempo instável nesta quarta; o que esperar?

Conforme informações da Defesa Civil, a frente fria é causada por um fluxo de calor e umidade vindos da Amazônia

Câmara de Vereadores abre CIP que pode cassar mandato do prefeito de Urussanga

Luis Gustavo Cancellier está preso preventivamente em função das investigações da Operação Terra Nostra