Reflexão

Dia para homenagear Santa Bárbara

Dia para homenagear Santa Bárbara

Foto: Thiago Oliveira

Durante as longas jornadas de trabalho, é para Santa Bárbara que os mineiros pedem proteção. Por este motivo, ela tornou-se a padroeira de diversas cidades onde a mineração era o carro-chefe, como Criciúma, Lauro Müller, Treviso, Siderópolis e Forquilhinha.

Em Criciúma, mais do que padroeira, Santa Bárbara dá nome a um bairro, uma paróquia e é responsável por uma das festas mais tradicionais do município. Neste ano, a programação teve início no dia 24 de novembro, com as novenas, e irá se estender até hoje. O ponto alto da festa, porém, ficou para o fim da tarde de ontem. Como ocorre todos os anos, os fieis realizaram uma transladação com a imagem da padroeira, desta vez, saindo do Hospital Santa Catarina, em direção a Igreja Matriz da Paróquia Santa Bárbara.

Na frente, o sino avisava a chegada da imagem da padroeira, que era carregada pelos mineiros em roupa de trabalho. Atrás, dezenas de crianças, além dos fieis, caminhavam em direção a igreja, onde eram esperados por outras dezenas de pessoas.

Antes mesmo da entrada da imagem da padroeira, a Igreja Matriz já estava cheia, recepcionando-a aos gritos de “viva Santa Bárbara!”. “Toda a nossa família é devota de Santa Bárbara. Esse é um momento de muita alegria para todos nós”, afirmou o aposentado Jonas Rodrigues, que chegou cedo para pegar um lugar à frente na igreja.

Com informações do Portal DN Sul

Notícias Relacionadas

Chuva de rosas e santa missa abrem a 85ª Festa em Honra a Santa Barbara e Santa Luzia em Lauro Müller

Imagens das santas trazidas por mineiros foram acolhidas na igreja do distrito do Barro Branco sob pétalas de rosas lançadas de helicóptero.

Grande queima de fogos marcará novena da Festa em Honra à Santa Bárbara e Santa Luzia

Festa da Padroeira de Lauro Müller encerra com a participação de grande público; VEJA VÍDEO

Duas celebrações na Igreja Matriz e o show gratuito com João Luiz Correa e o Grupo Campeirismo marcaram o último dia da Festa em Honra ao Imaculado Coração de Maria.

Comissão da Festa da Padroeira doa R$ 5 mil à Associação Beneficente Amigos do Hospital Henrique Lage

Neste ano, a Festa da Padroeira ocorreu nos dias 18 e 19 de agosto. Tradicionalmente, é realizada na Igreja Matriz, área central da cidade.