Geral

Diabetes será tema central da Jornada de Farmácia da Unesc

Jornada ocorre de 16 a 19 de abril. Abertura ocorre nesta terça, às 8 horas, no Auditório Ruy Hülse

“Diabetes mellitus: Cenário de práticas para a formação generalista” é o tema da 12º Jornada de Farmácia da Unesc, que ocorre de terça a sexta-feira (16 a 19/4). O evento traz palestras e apresentações de trabalhos sobre esta doença, que se caracteriza por um aumento anormal da glicose no sangue e está entre as cinco doenças de maior índice de mortalidade no mundo.

A abertura ocorre nesta terça, às 8 horas, no Auditório Ruy Hülse, sendo que a primeira palestra do evento terá como tema “Epidemiologia do Diabetes, Fisiopatologia e Diagnóstico Laboratorial do Diabetes". O palestrante será o professor Carlos Andre Tonelli.

A Jornada contará com profissionais das mais variadas áreas das Ciências da Saúde ministrando palestras e conferências sobre a epidemiologia, fisiopatologia, tratamento farmacológico, não farmacológico e nutricional do Diabetes mellitus, entre outros assuntos inerentes à doença.

Diabetes mellitus

Segundo uma projeção internacional, com o aumento do sedentarismo, obesidade e envelhecimento da população, o número de pessoas com diabetes no mundo vai aumentar em mais de 50%, passando de 380 milhões em 2025.

Quando tratada, a doença progride de maneira lenta representando pouco risco ao paciente. Quando não tratada adequadamente, podem ocorrer complicações graves, como: infarto, acidente vascular cerebral, insuficiência renal, retinopatias, amputações do pé e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações. Confira a programação completa.

Davi Carrer/Assessoria de Imprensa da Unesc