Política

Diário escrito na prisão e ‘coração partido’: o que diz carta de renúncia de Joares Ponticelli

Mesmo liberado pela Justiça, o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli cumpre medidas cautelares e faz uso de tornozeleira eletrônica

Joares Ponticelli revela em carta um diário escrito na prisão. – Foto: Internet/Divulgação

O prefeito Joares Ponticelli (PP) oficializou a carta de renúncia ao mandato, junto à Câmara de Vereadores de Tubarão nesta segunda-feira (10). O ND+ teve acesso ao documento que será lido na sessão ordinária a partir das 18h.

O gestor público fez revelações após ficar preso por 135 dias. Ponticelli e o vice Caio Tokarski foram detidos em fevereiro deste ano, durante as investigações da Operação Mensageiro.

A investigação conduzida na Operação Mensageiro aponta fraudes em licitações, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa no setor de coleta de lixo em Santa Catarina. Ponticelli é um dos 16 prefeitos catarinenses que foram presos e ouvidos pela Justiça.

Na carta, o chefe do executivo reeleito com expressiva votação no pleito de 2020, relata uma carreira honrosa e sem acusações.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

“Tubaronenses reconheceram nosso esforço e dedicação diante de tantos enfrentamentos e conquistas, nos reelegendo para mais um mandato com quase 70% dos votos. Senhor Presidente e Senhores Vereadores, preciso reiterar minha gratidão e reconhecimento pelo apoio e solidariedade da maioria de Vossas Excelências ao longo desse tempo de transformações e desenvolvimento que nosso município atravessou, de coração: Muito Obrigado!”.

Ponticelli também revela um diário escrito durante sua passagem pela prisão: “Como não posso e não devo me alongar para não os cansar, já que tenho muito a falar e o farei no tempo certo, pois que escrevi um diário relatando tudo que vivi e senti nos meus 135 dias de cárcere, que publicaremos e debateremos, especialmente nas faculdades de direito e afins, quando esse processo terminar”, explica.

Finaliza reiterando a inocência no processo e ao longo dos quase 30 anos de carreira política, “Pedindo a compreensão e agradecendo a todos, espero, ao final desse doloroso processo, provar minha inocência e que não desonrei a confiança que me foi depositada ao longo destes 27 anos de vida pública”.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Confira a carta na íntegra:

Há exatos 26 anos, 6 meses e 9 dias me apresentei nesta Casa Legislativa para assumir o honroso cargo de vereador deste Município que havia me acolhido no final dos anos 80. Iniciava-se ali uma nova trajetória na minha vida. Dois anos depois, com o apoio expressivo de milhares de tubaronenses logo ampliado à tantos catarinenses, desde a nossa Amurel para todas as regiões, fui eleito para uma série de 04 (quatro) mandatos de Deputado Estadual, em votações sempre crescentes.

A maior e mais estadualizada eleição ocorreu em 2010, mandato no qual tive a honra de chegar à Presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina e, num generoso gesto do Governador Raimundo Colombo, governar nosso Estado por 10 (dez) dias.

Em 2016, contrariando todas as pesquisas e avaliações, com um projeto de mudança e retomada da auto estima; de desenvolvimento; de protagonismo; de enfrentamento dos problemas crônicos e estagnação da cidade; de retomada da liderança regional, dentre outras bandeiras e, com o apoio e engajamento de um time forte de candidatos a vereadores, apoiadores de vários segmentos e muito trabalho, vencemos uma eleição dita por muitos “entendidos” como impossível.

Duas semanas depois da vitória, mais um desafio: reconstruir a cidade devastada pelo terrível e destruidor vendaval de 16/10/2016. Em janeiro de 2017 assumimos um Governo com muitos problemas para resolver, como muitos devem lembrar e, sequer certidões negativas o Município possuía para poder receber auxílio de parceiros.

No entanto, em nenhum momento fomos ao “muro das lamentações” para reclamar ou “apontar o dedo” para culpados pela situação; afinal, o povo nos elegeu para resolver os problemas e não para ficarmos culpando Governos anteriores, como se vê com frequência em todas as esferas de governo.

Com o apoio permanente do Vice Prefeito, dos Secretários, Presidentes de Fundações, Servidores Municipais, Entidades Parceiras e forças vivas da cidade, iniciamos a construção do projeto que chamamos de Nova Tubarão. O apoio e a parceria com a Câmara de Vereadores foram fundamentais para implementarmos um projeto arrojado de retomada do desenvolvimento e do protagonismo.

Em 2020, os tubaronenses reconheceram nosso esforço e dedicação diante de tantos enfrentamentos e conquistas, nos reelegendo para mais um mandato com quase 70% dos votos.

Senhor Presidente e Senhores Vereadores, preciso reiterar minha gratidão e reconhecimento pelo apoio e solidariedade da maioria de Vossas Excelências ao longo desse tempo de transformações e desenvolvimento que nosso município atravessou, de coração: Muito Obrigado!

Da mesma forma preciso ser justo, honesto e reconhecido pelo apoio e parcerias que realizamos com os Governadores Raimundo Colombo e Carlos Moises da Silva, que nos permitiram realizar obras esperadas há décadas pela nossa gente.

Agradeço, também, ao amigo Gelson Bento, que na condição de Presidente da Câmara de Vereadores teve que assumir essa longa interinidade, dando o melhor de si e certamente enfrentando muitas adversidades.

Como não posso e não devo me alongar para não os cansar, já que tenho muito a falar e o farei no tempo certo, pois que escrevi um diário relatando tudo que vivi e senti nos meus 135 dias de cárcere, que publicaremos e debateremos, especialmente nas faculdades de direito e afins, quando esse processo terminar.

Há 10 (dez) dias, graças à Deus, voltei ao convívio da minha família e amigos, mas fui afastado do mandato de Prefeito por mais 06 (seis) meses. Sei que muitos, assim como eu, gostariam de me ver reassumindo o mandato, mas não tenho o direito de pedir que me esperem por mais esse longo período, para não prejudicar o desenvolvimento da nossa cidade, pela qual tanto trabalhamos e nos doamos, que não resiste a tão longa interinidade.

Por tudo isso, com o coração partido por ter que tomar tão difícil decisão, RENUNCIO ao honroso mandato de Prefeito Municipal de Tubarão, por amor à nossa gente e para retomada da normalidade administrativa, conforme preconiza nossa Lei Orgânica. Pedindo a compreensão e agradecendo a todos, espero, ao final desse doloroso processo, provar minha inocência e que não desonrei a confiança que me foi depositada ao longo destes 27 anos de vida pública.

Atenciosamente,
Joares Carlos Ponticelli

Por Manuella Veiga/ND+