Segurança

DIC de Criciúma finaliza 3ª fase da Operação Aletheia

Quatro pessoas foram indiciadas pelo crime de extorsão qualificada

Divulgação

A Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Criciúma, em investigação coordenada pelo delegado Yuri Miqueluzzi finalizou a terceira fase da Operação Aletheia para repressão de extorsões sexuais realizadas pela internet.

Quatro pessoas foram indiciadas pelo crime de extorsão qualificada. A Polícia Civil pediu a prisão preventiva dos suspeitos e bloqueio de seus valores em contas bancárias sendo que quatro contas receberam dinheiro de extorsão.

De acordo com a análise do Poder Judiciário, os quatro suspeitos estão em local desconhecido. As vítimas do golpe, são moradores de Criciúma, a investigação estima que entraram cerca de 30 mil reais em cada conta bancária, os criminosos conseguiram gerar um valor de 1,2 milhões de reais durante um ano em sua atuação criminosa.

A primeira fase da Operação Aletheia foi deflagrada em 1º de julho de 2020, e a segunda fase, em março de 2021.

Cerca de nove pessoas tiveram a prisão preventiva decretada, e cinco foram capturadas pelos crimes, dezesseis pessoas foram indiciadas pela Polícia Civil.

Os condenados na primeira fase da operação já totalizam 57 anos de prisão pelos crimes de organização criminosa, extorsão qualificada, lavagem de dinheiro, posse de arma de fogo, receptação e adulteração de sinais identificadores de veículo.

A ação penal da segunda fase da Operação está em andamento.

A Polícia Civil elaborou uma cartilha com informações dos golpes mais comuns aplicados por meio eletrônico. O golpe do “nude” ou “extorsão sexual” está descrito na p. 13 do material, clique no link e confira.

Notícias Relacionadas

Projeto Jovem Condutor forma 30 jovens em Orleans

Iniciativa da Prefeitura em parceria com a Polícia Militar de Santa Catarina capacita adolescentes para o uso seguro e responsável de bicicletas elétricas, patinetes e demais veículos autopropelidos.

Com bancos, consórcios e construtoras, CasaPronta facilita negociações durante a feira

Evento reúne 200 expositores e permite que visitantes conheçam produtos, façam orçamentos e busquem alternativas de financiamento em um único local

Nova tarifa da Coopercocal reflete cenário de custos maiores no setor elétrico

Reajuste homologado pela ANEEL passa a ser percebido nas próximas faturas e ocorre em meio a aumentos registrados em diferentes distribuidoras do país.

Semana da Criança promove integração e experiências educativas no Colégio SATC Turvo

Atividades lúdicas, esportivas e culturais envolveram estudantes do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.