Economia

Diesel poderá subir até R$ 0,12 o litro nos próximos dias nos postos de combustíveis

O reajuste não atinge a gasolina, segundo a Petrobras.

Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

 A Petrobras anunciou nesta quinta-feira um aumento de 6,1 por cento, em média, no preço do diesel nas refinarias a partir da sexta-feira (06), mas manteve inalterado o preço da gasolina.

Este é o segundo mês consecutivo em que o preço do diesel é reajustado pela Petrobras. Em dezembro, o preço do combustível mais vendido no país foi sofreu reajuste de 9,5 por cento, enquanto o preço da gasolina subiu 8,1 por cento.

Se o reajuste for repassado integralmente para os consumidores, o preço pode subir em média 3,8 por cento, ou cerca de 0,12 por litro, na bomba, disse a Petrobras em comunicado.

A Petrobras informou que o reajuste se deve à elevação dos preços do petróleo no mercado internacional e à valorização do real desde a revisão realizada em dezembro.

"As revisões anunciadas hoje (quinta-feira) refletem também movimentos sazonais nas cotações globais dos derivados, com os preços do diesel respondendo a uma maior demanda em função de inverno no Hemisfério Norte", disse a estatal.

A Petrobras adotou no ano passado uma nova política de preços para os combustíveis, com a criação do Grupo Executivo de Mercado e Preços, que se reúne a cada 30 dias para avaliar as condições do mercado e revisar os preços.

Com informações da Reuters Brasil