Tecnologia

Digita Pet vence o Startup Weekend Tubarão

Foram 54 horas de imersão, que contaram com a mentoria de profissionais com experiência em diferentes áreas.

Foto: Mylene Salgado

A edição do Startup Weekend Tubarão, um dos principais eventos do ecossistema brasileiro e mundial de startups, aconteceu neste final de semana, de 20 a 22 de julho, na Faculdade Senac Tubarão. Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo, o evento contou com a participação de 60 inscritos, cuja missão foi desenvolver do zero uma ideia de startup e colocar o seu novo negócio para funcionar.

As seis equipes tiveram 54 horas para construir um negócio em apenas dois dias. Esse foi o desafio do Startup Weekend, realizado pela segunda vez em Tubarão. Foram 54 horas de imersão, que contaram com a mentoria de profissionais com experiência em diferentes áreas.

A programação teve início com a apresentação de ideias para novas startups e seguiu com a formação de equipes a partir das ideias mais votadas pelos participantes. Em seguida, iniciou a corrida para a criação de startups e seus produtos em apenas 54 horas.

Os vencedores da edição SW Tubarão 2018 foram : primeiro lugar foi o Digita Pet negócio para veterinária e produtos para animais domésticos à pessoas que adotam animais de rua. O segundo lugar ficou para a Pharma Pocket que atenderá o mercado farmacêutico, um aplicativo para pesquisa e reserva de produtos farmacêuticos para acesso do consumidor; e o terceiro lugar o Localy um aplicativo que identifica pontos turísticos locais.

Os participantes apresentaram as suas ideias para uma banca de jurados formado por Matheus Zilli (participante vencedor do SW Malásia), Cassio Brodbeck (Ostec), Márcio Búrigo (investidor), Flávio Klein (empresário), Jailson Mendes (Lenke).

Para auxiliar os participantes durante as atividades, o Startup Weekend Tubarão teve o apoio dos mentores vindos de diversas áreas de atuação, entre eles: André Rodrigues (CEO MobLee), Angelina Hemckmeier (Coordenadora da área de Customer Succers na Moblee), Célio Júnior (Co-founder na Simples Dental), Janderon Araújo (CEO da Sizebay), João Selarim (CEO da TotalVoice), Patrícia Araújo (COO), Wesley Lino (Growth Hocker na Intexfy) e o facilitador foi Flávio Gomes da Techstars.

Além disso, os participantes passaram por uma série de atividades, aprendendo a buscar soluções de problemas, validação de ideias e de modelos de negócio. O grupo também teve a oportunidade de assistir a palestras sobre validação, produto mínimo viável (MVP) e pitch, com empreendedores.

De acordo com Marisa Martini –diretora da Faculdade Senac – e uma das organizadoras do evento, os critérios de julgamento dos projetos em eventos Startup Weekend são divididos em sessões principais. Os times são julgados de acordo com três critérios: validação, execução e design e modelo de negócios.

“Na validação consideramos se o time saiu e conversou com os clientes, se resolveu o problema e identificou um nicho de mercado específico. Sobre a execução e design, avaliamos se a equipe já tem um MVP ou protótipo e se é funcional. Já no que diz respeito ao modelo de negócios, é avaliado o problema a ser resolvido, se é uma ideia única e quais serão os passos realizados para o negócio ter sucesso. O Senac apoia este tipo de iniciativa para criar uma rede de empreendedores na área de inovação e tecnologia”, pontua.

O evento criado e mantido pela aceleradora americana TechStars tem como parceiros em Santa Catarina o Sebrae/SC e a Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS). Esta edição ainda conta com o patrocínio de Involves, Sofplan, Scaliot, Foresee, Pague Veloz, Silva, Santana e Teston Advogados, Rafael Assunção, e Perini Business Park. Os patrocinadores locais são: Sandrini Hotel, Senai/Fiesc, IFSC, SENAC, My Coffe Shop e Top Way English School. Com apoio da Prefeitura Municipal de Tubarão, AJET, ACIT, Baly, Unisul e CDL.

Colaboração: Mylene Salgado – Jornalista

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

Quatro adolescentes criam startup para fiscalizar os poderes de Criciúma

O objetivo dos jovens é reunir informações dos poderes Legislativo e Executivo do município de Criciúma em uma plataforma mais acessível.

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

PRF apreende 61 kg de maconha escondido em automóvel sobre um guincho em Tubarão, na BR-101

O motorista do guincho e o passageiro, motorista do Astra, foram conduzidos para a Polícia Civil de Tubarão.