Reflexão

Diocese celebra ordenação diaconal de Vânio Margutti em Urussanga

Ex-colegas seminaristas servitas, mãe, filha, familiares, amigos e comunidades participaram, na tarde deste domingo, (02).

Foto: Divulgação

Diante de Deus e da Igreja, o sonho adormecido há cerca de 40 anos tornou-se realidade. Aos 18 anos de idade, Vânio Margutti Pereira, hoje com 58, ingressou no Seminário da Ordem dos Servos de Maria. Tanto tempo se passou, Vânio se casou, constituiu família e depois de tornar-se viúvo, decidiu retomar o caminho para a vocação sacerdotal. Ex-colegas seminaristas servitas, mãe, filha, familiares, amigos e comunidades participaram, na tarde deste domingo, 02, da missa com o rito de ordenação diaconal do seminarista.

A celebração foi presidida pelo Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, e concelebrada por diversos padres, no Centro Comunitário da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Urussanga, com início às 15 horas. O candidato ao diaconato foi apresentado pelo Reitor do Seminário Teológico Bom Pastor, padre José Aires de Souza Pereira, e recebeu o testemunho do pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Urussanga, padre Daniel Pagani, este último, que conheceu Vânio em 2011, quando foi nomeado vigário da Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Sombrio, à época em que padre Antônio Vander era pároco.

“Vânio e sua esposa colaboravam em vários serviços da pastoral, assumindo a coordenação paroquial dos ministros extraordinários da comunhão a nosso convite. No final daquele ano de 2011, sua esposa Eliane veio a falecer, deixando-o muito triste, porém Vânio não se fechou em sua tristeza, mas buscou ajuda com seus amigos padres e também conosco na paróquia. Em 2013, quando assumi a Paróquia de Sombrio como pároco, Vânio me procurou para ajudá-lo a tomar uma decisão em sua vida para o futuro, e partilhou um pouco de sua vida e de seu desejo de ser padre em sua juventude, então o incentivei a retomar aquele sonho (…) Ele tem consciência das suas limitações e de que precisa, a cada dia, através da oração e da vivência da fé, buscar aproximar-se constantemente do Cristo Bom Pastor e Nele pautar a sua vida. Desde que o conheci, sempre me falaram de sua boa reputação e de sua dedicação à Igreja. Vários padres falaram que admiram a coragem e o testemunho que o Vânio tem dado desde seu matrimônio até esse período de formação para o sacerdócio”, disse padre Daniel, em seu testemunho que afirmou a aptidão do seminarista ao ministério diaconal.

Modelo para mais vocações

O Evangelho que recordou o trecho que inspirou o lema de ordenação diaconal de Vânio, “Seja feita a tua vontade” (Mt 6,10), foi proclamado pelo Diácono Carlos Pinto, de Novo Hamburgo (RS). Em sua homilia, Dom Jacinto caracterizou o momento histórico e especial vivenciado pela Diocese, quando, pela primeira vez, um diácono viúvo e que já constituiu família é ordenado. O epíscopo falou da importância deste chamado que, futuramente, poderá ser modelo para outras pessoas viúvas na Diocese. “Deus nunca fecha os caminhos. Deus sempre nos quer para servir a sua Igreja, seja como homem casado, mulher casada, jovem, criança, mas há maneiras de se dedicar toda a vida a serviço do Senhor. O Vânio poderia ter, nessa fase da vida, junto a sua filha, uma vida tranquila, ajudar um pouco na paróquia, mas assumiu um desafio tão grande, deixou seu serviço e tudo para servir. Um dia ele me disse uma coisa muito bonita e eu também tenha essa convicção: ‘Bispo, nunca vou lhe decepcionar no meu serviço. Quero me dedicar, de corpo e alma, a servir a Igreja que eu amo desde a minha juventude, quando eu era seminarista’. Este serviço não vai ser nenhuma novidade na tua vida, porque já exercias um relacionamento tranquilo e fraterno junto aos padres desta paróquia”.

No primeiro domingo do Advento, tempo de preparação para o Natal do Senhor, Dom Jacinto reforçou o chamado a ter esperança no coração, mesmo diante das adversidades que, muitas vezes, acompanharam Vânio e todos aqueles que decidem seguir o caminho da cruz. “Tenho certeza, pelas experiências que já tiveste na vida, pelas provações em que já fostes colocado, e tenho muita tranquilidade em te ordenar diácono. Tenho certeza, para o futuro, que outros homens, depois de terem assumido outra vocação, se sentirão chamados, também, a seguir este caminho de total serviço. É um gesto maravilhoso no mundo de hoje, todos nós sabemos, um mundo que ficou muito fechado, muito individualista, onde precisamos, cada vez mais, participar desses sinais e serviços de entrega total, ao contrário do que o mundo nos propõe – o fechamento, o egoísmo, aqui está um exemplo para que nós possamos pensar e rezar”, declarou o Bispo.

“Nós nos alegramos, Vânio, com tua pessoa, tua presença e, como disse, tenho certeza, onde vais viver e vais passar a tua vida sempre bênçãos e graças nunca lhe faltarão. E que assim, neste tempo bonito, iniciando hoje o Advento, seja sempre um nascer de novo para a vida e esperança cada dia da tua vida. Que nós também possamos preparar, real e maravilhosamente, cheio de esperança, o nosso coração para a festa que está se aproximando. Vânio, seja muito bem-vindo a nossa Igreja, ao nosso presbitério, ao serviço da nossa Igreja e tenho certeza que sempre serás, como já és, muito querido e amado por tantas pessoas. Nunca vi alguém se queixar ou trazer alguma reclamação do Vânio, pelo contrário, ele sabe conviver nas dificuldades e diversidades. A Igreja sempre tem muita diversidade e conviver com isto é uma verdadeira sabedoria. Muito obrigado pelo teu esforço, pela tua entrega e também à família, à mãe e à filha que estão contigo, aqui”, agradeceu Dom Jacinto.

Após a reflexão, deu-se sequência à celebração, com a oração da Ladainha de Todos os Santos, com o candidato ao diaconato prostrado diante do altar, seguida pelo momento mais importante, com a imposição das mãos e prece do Bispo Diocesano sobre a cabeça de Vânio. Assim ordenado, o novo diácono recebeu das mãos da filha, Vanéli, e do padre Valmor Della Giustina, primo de sua falecida esposa, os paramentos dignos do novo ministério: a estola diaconal e a dalmática; e também o evangeliário, das mãos de Dom Jacinto.

Diácono expressa gratidão

Acolhido pelo clero e pela comunidade, Vânio viveu momentos de emoção ao abraçar a filha e sua mãe, dona Ilda Margutti Pereira. “Muito obrigado à Trindade Santa, a Nossa Senhora Mãe de Deus e nossa Mãe, aos santos e santas de minha veneração, por tudo que proporcionaram em minha vida e na vida familiar. Obrigado ao Reverendíssimo Bispo Diocesano Dom Jacinto, amado pai espiritual, pela confiança e pelo apoio, dentro da promessa da obediência está também a promessa de não decepcioná-lo”, disse Vânio, que depois agradeceu aos familiares, padres diocesanos e servitas que o acompanharam em sua formação, seminaristas, religiosas, movimentos, pastorais e comunidades.

“Minha querida e amada filha Vanéli, muito obrigado por seres essa filha maravilhosa, que busca em Deus e na Virgem Maria (Nossa Senhora de Guadalupe) forças para enfrentar o teu dia a dia, que o Pai sabe que não é fácil. Obrigado por todo apoio que tens me dado. Deus te abençoe sempre. Vou agradecer com muita emoção e honrar a memória de minha amada e estimada esposa Eliane. Foi pelo sacramento do Matrimônio, sinal salvífico de Cristo em nossas vidas, que nos tornamos uma só carne e assim, fomos unidos pela santa Palavra de Deus. ‘É necessário que a semente morra para dar novos frutos’. Assim posso dizer que a Eliane foi esta semente que morreu para que eu viesse a dar frutos para as obras de Deus, por isso ela tem parte na minha caminhada de seguir Nosso Senhor Jesus Cristo e servir aos irmãos. Vou sempre rezar por ela e pedir que ela esteja no céu, intercedendo por nós”, concluiu Vânio em seu agradecimento.

Próximas ordenações

Ao final da missa, padre José Aires apresentou à assembleia os três novos diáconos que serão ordenados no dia 17 de março de 2019, às 15 horas, no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Morro Bonito, Içara: os seminaristas Richardson Luiz Domingos de Souza, Jadilson Tasca e Eduardo Felizardo de Andrade. Vânio será ordenado padre em Sombrio, no dia 11 de maio de 2019, às 15 horas.

[soliloquy id=”308998″]

Colaboração: Comunicação Diocese de Criciúma 

Notícias Relacionadas

Garis participam de café comemorativo com prefeito em celebração ao dia da profissão

O prefeito Valdir aproveitou a oportunidade para agradecer aos colaboradores

Bispo revoga transferências em Araranguá e Cocal do Sul

O motivo, segundo comunicado, se deve aos cuidados com a saúde do padre Oscar Paulo Pietsch, que continua em tratamento do linfoma.

Dom Onécimo Alberton passará por novas cirurgias na próxima semana

Em entrevista exclusiva ao Portal Sul In Foco, o bispo natural de Orleans se mostrou confiante na recuperação e pediu orações aos fiéis.

Bispo presidirá missa na Casa do Egresso