Geral

Diocese celebra São José e os 25 anos de sacerdócio de Dom Jacinto

Com a Catedral São José repleta de fiéis, o bispo diocesano Dom Jacinto Inacio Flach celebrou na manhã deste domingo, 05 de maio, a Missa Solene em honra ao padroeiro da Diocese de Criciúma e também em Ação de Graças por seus 25 anos de sacerdócio. “Sempre fui muito devoto de São José e de Nossa Senhora e hoje tenho a graça de estar numa diocese consagrada a ele e um santuário à ela”, enfatizou o bispo durante sua homilia.

Dom Jacinto falou da alegria de estar junto do povo diocesano de Criciúma, o qual Deus lhe confiou e a quem atribui a característica de ser muito acolhedor. “As comunidades que Deus me deu sempre foram abençoadas e é para mim uma benção e uma graça estar aqui, com vocês: Um povo que participa de toda a vida da Igreja e é muito generoso”.

Durante sua reflexão, Dom Jacinto afirmou a necessidade de atender, constantemente, as pessoas de forma individual. “Se Deus me deu esse dom, eu, dentro do possível, procuro sempre fazer e cumprir. Não tenho nada a reclamar com Deus, só a agradecer, nossa vida nem sempre é fácil. Há momentos com grandes e fortes tribulações. Sou uma pessoa feliz no meu dia a dia, com minha cruz”.

Ao final da homilia, Dom Jacinto pediu a todos que rezem pelo bispo, padres, religiosos e religiosas e seminaristas. “E vocês tenham a certeza da minha oração para vocês, todos os dias”, afirmou.

Homenagens

Durante a Santa Missa, o bispo recebeu uma homenagem em nome de todos os leigos, feita pelo membro da Equipe de Coordenação Diocesana de Pastoral, Pedro Manoel da Silva. “Sua preocupação sempre foi a de trabalhar o diálogo que leva a unidade na diversidade, para fortalecer a Igreja de Jesus Cristo. Por isso, o senhor não se descuida: está sempre presente nos movimentos e pastorais e demais grupos, dando atenção a todos os setores de nossa Igreja diocesana. Obrigado, Dom Jacinto, por seu trabalho em nosso meio, por nos ensinar a amar, a sermos coerentes, pacientes na caminhada para alcançar os objetivos traçados por Deus à nossa diocese, cada qual na função que foi chamado por Deus a exercer seus dons”, disse o leigo em um trecho da homenagem.

Enquanto o grupo de cantores da Catedral cantava “Tu és sacerdote pra sempre”, uma criança entregou a Dom Jacinto uma orquídea, como gesto de gratidão. O pároco da Paróquia São José, Padre Antonio Júnior, estendeu seu agradecimento a todos os envolvidos com a festa do padroeiro e se dirigiu de forma especial ao bispo: “Deus seja louvado pelo seu sim e pelo dia em que entrou no seminário. Que o senhor permaneça muito tempo conosco, sendo nosso pastor”. 

[soliloquy id=”26512″]