Geral

Diocese de Criciúma cria paróquia em Arroio do Silva

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Neste domingo, a Diocese de Criciúma criará mais uma paróquia no Sul do Estado, desta vez no município de Balneário Arroio do Silva. A data da celebração é a mesma da memória litúrgica do padroeiro, que será São Pedro Apóstolo. A nova paróquia congregará 11 das 24 comunidades pertencentes à Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, de Araranguá. A missa com o rito de criação e instalação está marcada para as 10h30min, na Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, e será presidida pelo bispo diocesano Dom Jacinto Flach, que também dará posse ao primeiro pároco, padre Éder Carminatti.

Desde o início do mês as comunidades se preparam com momentos intensos de oração, junto à acolhida das réplicas das imagens dos padroeiros da antiga e da nova paróquia. “As comunidades estão acolhendo com amor, ânimo e empolgação a visita e rezando muito. Estamos fazendo na igreja de Balneário Arroio do Silva um tríduo de orações pela nova paróquia e também promoções para arrecadar fundos para a edificação”, informa padre Éder.

Na manhã deste domingo, às 8 horas, foi celebrada a missa, ainda em Araranguá, de onde foram transladadas, às 9 horas, as imagens de São Pedro e Nossa Senhora até a igreja de Balneário Arroio do Silva. Um almoço típico será preparado pela comunidade, com a animação da Banda Municipal de Araranguá. Entre os festejos, haverá leilão de tortas com imagens de São Pedro e também do corte da fita.

A Igreja mais próxima de seu povo – Conforme padre Éder, a criação de uma nova paróquia na região é uma necessidade. “Olhando o povo de Deus e a insuficiência no atendimento espiritual, tem-se a necessidade de tornar as coisas mais práticas e levar a Igreja para perto do povo. Balneário Arroio do Silva é uma cidade em contínuo crescimento, hoje possui em torno de 11 mil habitantes, sendo que na temporada de férias passa para 110 mil, entre moradores, turistas e veranistas. É muita gente que precisa de um olhar carinhoso e um atendimento diferenciado. Mas também a nova paróquia abrange uma parte da cidade de Araranguá, o núcleo de Morro dos Conventos. Olhando os livros Ata encontramos relatos de pedido de um padre e uma paróquia, há mais de 15 anos, mas somente agora e com muita insistência e oração por parte do povo e dos padres, nosso Bispo concede este bem a esta Área Pastoral”.

Escolha do padroeiro – Segundo o futuro pároco, na ocasião de sua Visita Pastoral às comunidades da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, no ano passado, Dom Jacinto foi quem fez a proposta de escolher São Pedro como padroeiro da nova paróquia. “Ele disse: ‘Por questões pastorais e pelo novo modelo de pároquia – comunidade de comunidades – e, olhando a geografia e a cultura, São Pedro seria um bom padroeiro. São Pedro foi o primeiro papa da Igreja, é uma coluna fundamental, um apóstolo e não temos nenhuma paróquia dedicada a ele. Era pescador e Jesus o chamou para ser pescador de homens’. Tem tudo a ver com a nossa paróquia, de predominância litorânea”, afirma padre Éder.

Comunidades da Paróquia São Pedro Apóstolo:

Menino Jesus de Praga – Sangradouro
Nossa Senhora Aparecida – Areias Brancas
Nossa Senhora dos Navegantes – Balneário Arroio do Silva
Santa Catarina de Alexandria – Jardim Atlântico
Santa Luzia – Lagoa da Serra
Santo Estevão – Canjiquinha
São Brás – Praia da Caçamba
São Judas Tadeu – Morro dos Conventos
São Sebastião – Golfinhos
São Sebastião – Manhoso
Vila Isabel

Colaboração: Imprensa Diocese de Criciúma