Saúde

Direção do Hospital São José emite nota oficial sobre possível intervenção

Hospital São José

Foto: Katia Farias / Comunicação Hospital São José

A direção do Hospital São José, de Criciúma, emitiu, nessa segunda-feira (20), uma nota oficial com o objetivo de prestar esclarecimentos sobre a proposta, por parte da Administração Municipal, de assinatura do contrato ou intervenção na instituição, com aval do Estado, caso haja fechamento de serviços por falta de recursos, como nos setores de maternidade e de oncologia.

Veja abaixo a nota oficial na íntegra:

“Nota de Esclarecimento

O Hospital São José vem a público prestar os esclarecimentos relacionados à proposta apresentada pelo Exmo. Sr. Prefeito Municipal de assinatura do contrato ou intervenção.

A alegada “crise” do Hospital São José vem sendo construída basicamente:

a) pela sistemática inadimplência dos gestores públicos municipal e estadual, em desrespeito aos contratos existentes;

b) pelo desequilíbrio econômico financeiro do contrato;

Ao longo dos últimos 02 (dois) anos a Ação Civil Pública, movida pelo Ministério Publico Federal, demonstrou, através de Perícia Judicial realizada, os dois fundamentos acima.

No mesmo período, diversas rodadas de negociações vem permitindo a manutenção do atendimento à comunidade pelo Hospital São José;

Em reunião no último dia 16/03/17, intermediada pelo Ministério Público Federal, os representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde aceitaram alguns itens propostos, com reconhecido avanço nas negociações;

Restou acordado, na referida reunião, nova rodada para o dia 27/03/17, às 14 horas junto ao MPF, com o contrato em vigor até o dia 31/03/17.

O valor contratado pelos gestores em 2015 era de R$ 7.640.976,50, dois anos depois, mesmo com todos reajustes da economia no Brasil, o valor hoje para que os mesmos serviços sejam oferecidos é de R$ 6.503.823,50.

Desta forma, causou profunda surpresa à Direção do Hospital São José a modificação de posicionamento do Município de Criciúma com a pretensão de modificação unilateral das tratativas havidas.

A Direção do Hospital São José espera que a conciliação, dentro de critérios razoáveis de admissibilidade, seja o caminho a ser perseguido por todas as partes envolvidas, manifestando que o entendimento é exemplo que deve ser dado por seus líderes”.

Notícias Relacionadas

Reunião define impasse dos plantões de farmácias em Braço do Norte

Foi apresentada aos donos de farmácias a nova forma de realização da escala, que será realizada por sorteio bimestral, com divisão por zoneamento de área.

Três anos depois de inaugurada, Ponte Anita Garibaldi continua “sem dono”

Negociação salarial de comerciários será definida na Justiça em Araranguá

A medida foi adotada visto que a data base já foi estendida em um mês, e mesmo assim não se chegou a um consenso.

Reposição ou demissão: prefeitura de Lauro Müller refaz proposta a servidores municipais

Buscando baixar índice da folha de pagamento, prefeito Valdir apresentou alternativas para evitar demissões de comissionados e temporários em entrevista coletiva à imprensa na manhã desta segunda (17).