Geral

Dirigir sem habilitação lidera ranking das infrações no trânsito de Orleans

Foto: Ariel Rodrigues/Sul in Foco

Foto: Ariel Rodrigues/Sul in Foco

São vinte e quatro horas a disposição da população e preparada para qualquer eventualidade que coloque em risco os cidadãos. É dessa forma que a Polícia Militar de Orleans trabalha para manter em ordem a segurança pública na cidade. Para isso, os militares atuam principalmente com a prevenção, a fim de se evitar ocorrências. Orientações, fiscalizações, e até aplicações de multas são necessários para o bom funcionamento dos trabalhos.

Conforme dados divulgado pelo Departamento Estadual de Trânsito em Santa Catarina – DETRAN, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2013, o efetivo policial notificou 308 motoristas por dirigir veículos sem a carteira nacional de habilitação – CNH. O que mais assusta, é que na maioria das vezes, são menores de idade.

Segundo explica o Tenente da Polícia Militar de Orleans, Luiz Paulo, pais que liberam algum tipo de veículo automotor para seu filho, responderão a um termo circunstanciado na justiça. “Esse cidadão está infringindo a lei nº310 do Código de Trânsito Brasileiro, que é de entregar a direção de veículo à pessoa não habilitada”.

As abordagens são realizadas em blitz ou situações de atitude suspeita do condutor. Elas também contribuem na prevenção de acidentes e roubos. “Focamos muito esses casos. Assim evitamos acidentes envolvendo menores de idade. Outra questão, é que na maioria das vezes, bandidos não cometem crimes a pé. Por isso, a fiscalização é importante” declara o Tenente.

No início desse mês, a Polícia Militar de Orleans foi contemplada com quatro novas viaturas. Esses carros estão sendo utilizados pelos militares para dar suporte a toda comunidade.

Outras informações registradas em maior número em Orleans foram:

Dirigir veículo sem possuir CNH ou permissão para pilotar – 308

Deixar de usar o cinto de segurança – 214

Deixar de efetuar registro do veículo no prazo de trinta dias – 159

Dirigir veículo utilizando-se de telefone celular – 138

Dirigir sob a influência de álcool – 28

Texto: Ariel Rodrigues/Sul in Foco