Essa linha foi estabelecida no século XIX por Sir George Biddell Airy, em 1851, e oficializada em 1884
Imagem: Autoria Desconhecida/wiki commons
Você sabia que existe uma linha imaginária que corta o planeta de norte a sul? Essa linha é conhecida como Meridiano de Greenwich. Ela divide o globo em Oriente e Ocidente e permite a medição da longitude dos pontos na superfície terrestre.
Essa linha foi estabelecida no século XIX por Sir George Biddell Airy, em 1851, e oficializada em 1884. Seu nome, no entanto, foi alvo de muitas discussões. A França defendia que fosse chamada de Meridiano de Paris, a Espanha preferia Meridiano de Cádis, e Portugal sugeria Meridiano de Coimbra. Contudo, devido à influência e potência do Reino Unido na época, o nome Meridiano de Greenwich foi adotado, em referência à localidade de Greenwich, próxima a Londres.
Essa linha imaginária é extremamente importante, pois além de servir como referência para o cálculo das distâncias em longitude, também é a base para a definição dos fusos horários. A hora de Greenwich é chamada de Tempo Médio de Greenwich (GMT), e cada fuso horário corresponde a uma faixa de quinze graus de longitude a partir do meridiano.
O Meridiano de Greenwich cruza oito países distribuídos pelos continentes africano, europeu e antártico. São eles: Reino Unido, França, Espanha, Argélia, Mali, Burkina Faso, Togo e Gana.
Fonte consultada:
WIKIPÉDIA. Meridiano de Greenwich. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Meridiano_de_Greenwich Acesso em 13 out. 2025