Trânsito

DNIT de Santa Catarina realiza visita técnica às obras da BR-285/RS/SC

Vistoria do DNIT na Serra da Rocinha - Amanda Montagna STE S.A (4)

Foto: Amanda Montagna

A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT de Santa Catarina realizou, na última quarta-feira (9), uma visita técnica às obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC. O grupo percorreu as atividades construtivas em execução no Lote 2, no município de Timbé do Sul.

O objetivo foi verificar o andamento dos serviços e de viabilizar a entrega do trecho de 22 quilômetros até o fim do próximo ano. Os técnicos da autarquia dedicaram especial atenção às obras na Serra da Rocinha, segmento com características diferenciadas de projeto, topografia e até mesmo clima.

De acordo com o superintendente regional do DNIT no Estado, Ronaldo Carioni Barbosa, a visita visou acompanhar o avanço das obras e identificar possíveis gargalos para conclusão no prazo contratual. “Gostamos bastante do que vimos. O desafio é grande, mas a nossa expectativa é que a obra siga andando bem e com recursos para que possamos concluí-la, ou deixá-la quase pronta, até o final de 2018”, afirmou.

Cercado por cânions, o caminho mais curto entre o Norte do Rio Grande do Sul e a região Sul catarinense sempre pôs à prova a habilidade e a coragem dos motoristas. Hoje a serra desafia a engenharia com suas curvas sinuosas em altitudes de até 1,2 mil metros. Cerca de 250 trabalhadores vencem diariamente uma série de dificuldades para executar as soluções técnicas que transformarão uma antiga picada aberta na década de 1930 em uma estrada segura para carros, ônibus e caminhões. Barbosa destacou a relevância dos cuidados ambientais adotados, ressaltando que está em estudo a implantação de uma estação eólica para gerar energia sustentável para a iluminação da rodovia.

O superintendente garante estar otimista com o empreendimento. “É uma das melhores obras que temos no País e uma rodovia muito importante para reduzir o caminho do escoamento da produção. Vamos embora satisfeitos, pois estão todos imbuídos do desejo de terminar essa obra com qualidade e agilidade”, finalizou.

Colaboração: Amanda Montagna 

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A estimativa é de que sejam necessários R$ 41 milhões para a finalização, sendo que R$ 15 milhões devem ser assegurados pelo Ministério da Infraestrutura.