Trânsito

DNIT fará recomposição do pavimento no Morro do Formigão, em Tubarão

Na sexta-feira (08) a autarquia levantou pontos onde serão executados os serviços. A frente de obras será alocada nos próximos dias, ainda sem data confirmada.

Foto: Divulgação

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) organiza a logística de trabalhos para melhorias no pavimento da BR-101 Sul, no Morro do Formigão, com retirada de partes das camadas superficiais desgastadas com aplicação de nova capa. Na sexta-feira (08) a autarquia levantou pontos onde serão executados os serviços. A frente de obras será alocada nos próximos dias, ainda sem data confirmada.

As frentes de trabalhos estão alocadas sobre a cabeceira Sul das pontes sobre o Rio Tubarão até a alça de incorporação do km 338,5 – no final do viaduto de acesso ao Sertão dos Corrêas. Com os trabalhos, o fluxo de veículos será redimensionado, com estreitamento nas faixas de rolagem. Isso é necessário para abrir espaço aos trabalhadores e equipamentos, que escavam a plataforma.

Os trabalhos de melhorias no pavimento executadas agregam maior volume de massa asfáltica que os trabalhos de tapa-buracos convencionais. Esse serviço é feito com uso de fresa – equipamento que retira as camadas superficiais do asfalto por escarificarão, retirando o extrato mais danificado, substituindo por nova pavimentação. Ações desse tipo visam a manutenção das camadas asfálticas até a execução de melhorias com aplicação de microrrevestimento.

Os profissionais da manutenção ficam isolados pela sinalização provisória de obras, sempre identificada com cones refletivos e placas móveis, com redução de espaço para tráfego de veículos. Nesse espaço de movimentação, as equipes atuam expostas ao fluxo de longo curso e, por vezes, motoristas invadem essa demarcação para fazer manobra de ultrapassagem. Ações desse tipo oferecem riscos de atropelamentos e acidente envolvendo outros usuários da rodovia federal.

Com chuva, todas as atividades são suspensas. Para os usuários da rodovia federal, o DNIT/SC pede que seja respeitado o local em melhorias, evitando a parada desnecessária com o veículo. Além disso, é preciso reduzir a velocidade e observar a sinalização vertical provisória instalada. Trabalhadores e equipamentos estão em constante circulação pelas frentes de melhorias, com início dos trabalhos programado para às 07h30min, podendo se estender até às 18 horas.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico – Assessor de Comunicação do DNIT/SC

Notícias Relacionadas

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

Morador de Lauro Müller é baleado durante assalto a ônibus de comerciantes na BR-101; Veja vídeos

Obras de recuperação da SC-390 começam nesta terça-feira

Assinatura da ordem de serviço, com a presença do Governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira e o Secretário de Infraestrutura do Estado Paulo França, está prevista para acontecer na quarta (26), em Orleans.

Senador garante R$ 40 milhões e obras da Serra da Rocinha não sofrem ameaça