Geral

Dnit libera edital da BR-285/Serra da Rocinha

Escolha da empresa que executará as obras acontecerá em abril

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) liberou o edital de contratação integrada para a elaboração de projeto básico e executivo, além da execução das obras de implantação e pavimentação da Rodovia BR-285 em Santa Catarina, incluindo o contorno a Timbé do Sul.

O edital 194/2012 foi lançado e publicado no Diário Oficial da União de 31 de dezembro de 2012, e a escolha da empresa que executará as obras acontecerá em abril de 2013.

Há anos as associações empresariais e de classe lutam pela obra. O presidente da Associação Empresarial do vale do Araranguá (Aciva), Alceu André Hübbe Pacheco, comemora a notícia. “Essa vitória emerge do empenho de lideranças políticas, entidades de classe, e da sociedade civil organizada, que não mediram esforços para tornar esse pleito conhecido pelos governos estadual e federal. É uma alegria estar vivendo esse momento e queremos compartilhar com nossos associados e parceiros de lutas coletivas”.

A estratégia de estadualizar a conclusão da Br-285 surgiu na gestão do empresário Cláudio Alberto Damo, e assim os empresários conquistaram apoio dos prefeitos da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e de municípios do Rio Grande do Sul – como São José dos Ausentes e Bom Jesus -, Federação das Indústrias do Estado de SC (Fiesc), Federação das Empresas de Transporte de Cargas de SC (Fetransesc), prefeitura e Porto de Imbituba e empresários, entidades e lideranças políticas.

“O caminho adotado em conjunto de várias frentes criou uma consciência estadual e nacional da importância dessa obra. A Serra da Rocinha foi apontada como um dos gargalos para o desenvolvimento do sul. Esse processo de licitação é novo. Definida a empresa ganhadora da licitação, iremos fiscalizar a fase dos projetos para que a obra atenda todas as exigências feitas pela comunidade e que garanta o requisitos para se tornar o corredor do desenvolvimento da nossa região”, garante Damo.

Colaboração: i5 Comunicação Ímpar