Trânsito

DNIT/SC aloca trabalhos sobre pistas da BR-101, de Tubarão a Araranguá, nesta semana

As atividades vai interferir no fluxo de longo curso e na movimentação local de veículos, com estreitamento de pistas ou profissionais próximo dos aglomerados urbanos.

Foto: Divulgação

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) aloca trabalhos de manutenção e conservação da BR-101 Sul duplicada, com frentes de serviço em Tubarão, Criciúma e Araranguá. A autarquia faz desde a limpeza da vegetação lindeira a intervenções no pavimento para melhoria da camada asfáltica aparente. As atividades vai interferir no fluxo de longo curso e na movimentação local de veículos, com estreitamento de pistas ou profissionais próximo dos aglomerados urbanos.

Nesta quarta-feira, 30, trabalhadores fazem a limpeza dos sedimentos, restos de veículos e lixo que ocupa a base das proteções de concreto tipo New Jersey, que dividem as pistas duplicadas. A frente de serviço está alocada entre o km 330 ao km 337, em Tubarão, rumando para o Sul. Há estreitamento em faixas de rolagem no sentido Sul-Norte, com disposição de sinalização provisória de obras e sinalizador (bandeirinha). Os trabalhos começaram no km 330 e vão até o km 374, em Içara.

Já em Criciúma, o DNIT/SC faz trabalhos para incluir drenagem sólida – feita com aplicação de rochas entre as camadas das bases asfálticas até as camadas do pavimento, para eliminar espaços com deformação do asfalto. As melhorias são feitas entre o km 386 ao km 387, no limite com Içara. Lá também há estreitamento em faixa de rolagem, na pista de sentido Porto Alegre-Florianópolis, com sinalização provisória identificando os serviços.

Em Araranguá há trabalhos de limpeza da vegetação em taludes, bordos de pistas, vias laterais e obras de arte especiais (OAEs) entre o km 415 ao km 417. Nesse espaço há circulação de trabalhadores e equipamentos por vias laterais, dentre o tráfego local de veículos e a movimentação dos pedestres. A roçada, neste trecho, ruma ao extremo-sul e é executada em ambos os bordos das pistas.

Aos motoristas, o DNIT/SC pede atenção redobrada para a circulação dos trabalhadores nos bordos de pista, alças e canteiro central. Quando as equipes forem avistadas, é preciso reduzir a velocidade e respeitar o espaço das atividades. Em alguns trechos, os trabalhos serão sobre a pista com homens e equipamentos expostos ao trânsito de veículos.

Quem trafega pela BR-101 Sul deve ficar atento à sinalização, respeitando os limites de velocidade permitida. Nos trechos duplicados, o limite de velocidade para veículos de pequeno porte está fixado em 110 km/h e para veículos de grande porte (caminhões e ônibus) o limite é de 90 km/h. Nas vias laterais, a velocidade máxima fica entre 40 km/h a 60 km/h, segundo a sinalização vertical instalada.

Notícias Relacionadas

Em audiência pública, municípios do Sul decidem ir à Justiça para reverter questão dos pedágios na BR-101

As três associações de municípios que serão impactados pela implantação das praças de pedágios no trecho Sul da BR-101 se reuniram na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, em Tubarão

Senador garante R$ 40 milhões e obras da Serra da Rocinha não sofrem ameaça

Condutor é preso após tentar atropelar um policial federal rodoviário na BR-101, em Biguaçu

O homem de 24 anos estava com um com um veículo roubado. A ocorrência foi registrada na manhã do último sábado (13).

Morador de Lauro Müller é baleado durante assalto a ônibus de comerciantes na BR-101; Veja vídeos