Trânsito

DNIT/SC inicia primagem de base para nova via lateral da BR-101 Sul, em Laguna

Esse é o último passo antes da aplicação das camadas asfálticas.

Foto: Divulgação

Os trabalhos construtivos da nova via lateral da BR-101 Sul em Bentos, Laguna (SC) seguem nesta semana. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) dá continuidade, nesta semana, para a execução do pavimento da ligação entre Caputera até o km 307,2, com a primagem (aplicação do ligante/impermeabilizante) na sub-base. Esse é o último passo antes da aplicação das camadas asfálticas.

A aplicação foi executada na manhã de terça-feira, 06, na parte já recoberta e compactada da via em construção. O DNIT/SC vai atacar a frente de obras restante para aterro com solo e compactação de rochas para ligar a plataforma aos dois outros trechos de ruas laterais já construídas. Os serviços vão continuar nos próximos dias, com a permanência do tempo estável na região.

Para as comunidades lindeiras, atenção redobrada para a logística da construção. As obras acontecem próximo de Bentos e, com isso, as ruas existentes no entorno do empreendimento precisam rever a circulação local para não adentrar ao espaço dos serviços construtivos. Nas frentes em construção, somente pessoal autorizado por circular.

A construção de nova via lateral vai facilitar o acesso e a trafegabilidade entre aglomerados urbanos nos bairros de Caputera e Perexil, dando condições de segurança no trânsito de veículos e na circulação de pedestres, abrangendo cerca de 440 famílias das duas localidades. A plataforma em construção também será ligação estradal com Bentos – onde outras 110 famílias terão acesso à via – sem a necessidade de tráfego pelo fluxo de longo curso.

Nesta fase de obras na duplicação da BR-101 Sul catarinense serão construídos 4.901,50 metros de novas vias laterais, uma nova ponte para via lateral e a adequação de ponte existente no km 329,9, no Rio Capivari. Há trabalhos entre o km 321,1 ao km 324, em Pescaria Brava. O lote de Obras Complementares e Remanescentes se estende do km 300, em Laguna, até o km 358, em Sangão e já construiu e liberou cerca de dois mil metros de vias laterais, 1,5 mil metros de calçadas em Pescaria Brava com 2,2 mil metros construídos em na travessia urbana do bairro São Cristóvão, em Tubarão, um viaduto e quatro passarelas.

DNIT/SC fará manutenção em pistas da BR-101 nesta quinta-feira, 08

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) fará na quinta-feira, 08, trabalhos de manutenção do pavimento asfáltico da BR-101 Sul entre as cidades de Içara a Passo de Torres, do km 380 ao km 465. As melhorias, em serviço tapa-buracos, vão recuperar desgastes localizados, evitando a decomposição maior das camadas superiores do asfalto. As atividades também garantem a segurança e o conforto dos usuários em circulação pelo segmento de pista duplicadas.

Os reparos serão realizados diretamente na plataforma de tráfego, com trabalhadores e equipamentos expostos ao fluxo de longo curso. Isso demanda atenção redobrada dos motoristas, evitando a aproximação dos trabalhos.

Em paralelo, o DNIT/SC também dá continuidade aos trabalhos de conservação dos taludes, canteiros central, trincheiras e bordos de vias lindeiras pela roçada da vegetação rasteira e poda da vegetação arbustiva. Os rejeitos deixados por motoristas, sedimentos resultante do desgaste natural dos elementos viários e a desobstrução do sistema de drenagem também são realizados em todo o segmento.

As melhorias fazem parte do contrato de conservação e manutenção da BR-101 sul, executado pelo DNIT/SC. Os trabalhos são pontuais e temporários, por isso, requerem mais atenção dos usuários. Todos os trabalhos dependem das condições de tempo estável para continuarem. Com o sol, haverá melhorias na próxima semana também. Para informações sobre a trafegabilidade na BR-101 Sul, os usuários podem ligar para o Serviço de Atendimento 0800 6030 101 ou acessar o site 101sul.com.br.

Colaboração: Comunicação DNIT

Notícias Relacionadas

Morador de Lauro Müller é baleado durante assalto a ônibus de comerciantes na BR-101; Veja vídeos

Senador garante R$ 40 milhões e obras da Serra da Rocinha não sofrem ameaça

Engavetamento com cinco carros deixa feridos na BR-101

Acidente ocorreu na manhã desta quarta-feira (30), no limite entre Capivari de Baixo e Tubarão. Entre os veículos envolvidos, um carro-forte.

DNIT alerta motoristas para obras de recapeamento na BR-101

Homens e máquinas estarão na pista no trecho entre as cidades de Jaguaruna e Sangão. Durante o trabalho, uma das pistas poderá ser parcialmente interditada.