Geral

Documentário sobre a imigração italiana resgata histórias do tempo do Imperador

Segundo Cancellier, o trabalho é uma metaficção historiográfica, que utiliza personagens ou acontecimentos históricos para escrever a narrativa

Divulgação

O sexto documentário da série sobre a imigração italiana no Sul de Santa Catarina, produzido pelo jornalista Júlio Cancellier, será lançado no próximo domingo, dia 3 de outubro, abordando a fundação da Colônia Imperial de Grão-Pará, o dote de casamento da Princesa Isabel com o Conde D’Eu e a chegada dos pioneiros à região no final do século XIX.

“Grão-Pará 1882: Orleans e o dote da Princesa” é o título do documentário que volta ao tempo do Império. Fundada em 1882 pela família imperial, a Colônia Grão-Pará foi relevante para o desenvolvimento do sul catarinense. As terras concedidas como dote no casamento da Princesa Isabel com o Conde D’Eu se transformaram em uma Colônia que atraiu imigrantes de diversas procedências, formando a identidade cultural da região.

Além de contar a história da colonização e representar fatos históricos com atores vestidos com trajes de época, o vídeo mostra o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, as esculturas no paredão e o trabalho de restauração de imagens sacras na Igreja de Aiurê, interior do município de Grão-Pará.

Segundo Cancellier, o trabalho é uma metaficção historiográfica, que utiliza personagens ou acontecimentos históricos para escrever a narrativa. “Me baseei principalmente nos estudo da cultura e do comportamento da etnia italiana, que foram objeto de pesquisas realizadas na região pelo João Leonir Dall’Alba e mais tarde aprofundadas por Ghizzo, Lottin, Mazzurana, Selau, Dorigon, entre outros”, destaca.

O documentário conta com participações de Cinthya da Rosa, Welliton Galvani Troes, Fernando Freitas, Guilherme Valente de Souza, Hélio Alberton Júnior, Valdirene Boeger Dorigon, Idemar Ghizzo, Eloi Prim, Luciane Fernandes, Tatiane Soethe Szlachta, Edna Furlan Rampineli, Mauro César de Souza Coelho e Benony Schmitz Filho.

Quando: 03/10/2021
Horário: 20h
Onde: Facebook e YouTube @juliocancellier

Assista ao trailer

Notícias Relacionadas

Sete projetos de lei e treze preposições pautam sessão do Legislativo de Lauro Müller

Grave acidente na BR-282 deixa uma pessoa morta e outra ferida em SC

Segundo a PRF, até o momento da publicação desta matéria, o trânsito fluía lentamente nos dois sentidos da rodovia

Greve de caminhoneiros tem apoio de 48% da categoria em SC

Santa Catarina é um dos Estados que mais apresenta "resistência" à greve, aponta pesquisa que ouviu mais de 2 mil caminhoneiros em todo o Brasil

São Ludgero antecipa para amanhã (26) a segunda dose da vacina contra Covid-19

A Sala de Vacinas funciona na ESF Margem Esquerda das 7 às 16 horas sem fechar ao meio-dia