Educação

Dois ônibus são doados para instituições de Criciúma

Foto: Lucas Sabino

Foto: Lucas Sabino

Facilitar o transporte escolar e disseminar projetos sociais serão os objetivos principais dos dois ônibus rurais escolares grandes e com plataforma recebidos pelo Governo do Município através do programa Caminho da Escola, do Governo Federal, pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), recentemente.

As conduções serão doadas para instituições da cidade. O primeiro veículo, destinado a EMEIEF Padre Paulo Petruzzellis, será entregue neste sábado (15), às 12h15, na escola localizada no Bairro da Juventude pelo prefeito municipal, Márcio Búrigo e o vice Verceli Coral.

De acordo com a secretária do Sistema de Educação, Olnete Regina Bez Fontana, a escola atende aproximadamente 874 crianças em período integral, que serão diretamente beneficiadas. “Os alunos terão um transporte adequado e com segurança. Além disso, desta forma podemos garantir o acesso deles ao ensino, tendo em vista que muitos pais não têm condições de levá-los para a instituição de ensino”, destacou Olnete. A secretária lembrou que o ônibus é especial para a condução de crianças. “Eles não ultrapassam determinada velocidade, além de serem completamente equipados com cintos de segurança”, complementou.

A Associação Beneficente Abadeus será a outra beneficiada pelo ônibus. A entidade tem criados projetos contando com utilização da condução. “Queremos levar nossos programas para os bairros de Criciúma, em especial, nossa orquestra Sinfonia de Talentos, que realiza apresentações em diversos locais”, pontuou o presidente da Abadeus, Gerson Gomes Monteiro.

Para o presidente, o ônibus facilitaria a ampliação, sobretudo, dos projetos já realizados pela entidade. A doação à Associação ocorrerá no dia 24 de junho.

A Prefeitura pagará 1% do valor dos ônibus estipulados em R$ 473.680 mil cada. Ambos, que possuem capacidade para 59 pessoas, foram comprados em convênio com o Ministério da Educação, conquistado por meio de uma emenda parlamentar protocolada pelo deputado Jorge Boeira.

Matheus Reis/Decom Prefeitura de Criciúma