Geral

Dois pontos em Laguna estão impróprios para banho

Os locais apontados no relatório de balneabilidade divulgado nessa sexta-feira pela Fatma são: Prainha, no Farol de Santa Marta, e a lagoa de Cabeçuda

Foto: Reprodução/Notisul

Foto: Reprodução/Notisul

Dois dos 20 pontos analisados na Região Metropolitana de Tubarão estão impróprios para banho, indica o segundo relatório semanal emitido pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) nesta temporada. Ambos ficam em Laguna: a Prainha, no Farol de Santa Marta, e a lagoa de Cabeçuda.

Por aqui, o estudo é feito em três lagoas e 17 praias espalhadas por Garopaba, Imbituba, Jaguaruna e Laguna. A Prainha é o local da região com a maior frequência como inapropriada, com histórico nada positivo. No decorrer deste ano, em apenas duas oportunidades apresentou as condições indicadas para banho, em maio e julho.

Conforme matéria publicada no jornal Notisul, no primeiro relatório, divulgado no último dia 13, a praia de Garopaba, ponto 2, também apresentava condições inadequadas para o banho, situação que foi modificada esta semana. O estudo é feito no decorrer do ano, mensalmente, e o único município da região que não teve indicações de pontos impróprios foi Jaguaruna.

A pesquisa de balneabilidade analisa as águas de cada balneário e determina se estão contaminadas ou não por esgotos domésticos. O material coletado é submetido a exames bacteriológicos durante 24 horas e a reprovação de cada ponto ocorre quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.