Esporte

Domingo é dia de Audax 200 Unesc

Aproximadamente 300 ciclistas foram inscritos para o desafio

Domingo (14) é o grande dia e já está tudo preparado para a sexta edição do Audax 200 Unesc. Aproximadamente 300 ciclistas foram inscritos para o desafio, que percorrerá estradas com paisagens lindas pela região. O Audax 200 deste ano vem com um trajeto reorganizado, com um roteiro que envolve morros e caminhos planos, visando que ao final todos possam sair campeões.

Para o organizador do evento, Augusto Freitas, as expectativas para 2013 foram superadas. “Estamos vendo a motivação que as pessoas demonstram para o desafio. Já está tudo preparado e acreditamos no sucesso que será o Audax”, destacou Freitas.

Os ciclistas partirão às 5 horas do campus da Unesc em direção ao primeiro PC (Posto de Controle), localizado em Orleans, onde os atletas receberão água, frutas e alimentação e carimbarão seu passaporte. Em cada PC eles deverão carimbar seu passe. Partindo da cidade, passarão novamente pelo PC na Unesc, seguindo em direção à Nova Roma, de onde voltarão à Universidade. O tempo para o cumprimento do trajeto é de 13 horas e 30 minutos.

Desafio 100

Parte do número dos inscritos participará do Desafio 100, grande novidade para o evento deste ano. Aqueles que ponderam que não cumprirão os 200 quilômetros percorrerão somente 100 quilômetros. O Desafio 100 sairá da Unesc, às 9 horas, com destino plano a Nova Roma, tendo um percurso de 100 quilômetros. “Não esperávamos a grande adesão que o Desafio 100 teria. Metade dos inscritos são no Desafio”, avaliou o organizador. A prova poderá ser cumprida em até 6 horas e 45 minutos.

Foco na segurança

Cabe lembrar, que a segurança dos participantes vem em primeiro lugar no Audax 200 Unesc. Para participar da prova é obrigatório o uso dos equipamentos essenciais de segurança. Capacete, faróis dianteiros e traseiros, coletes refletivos e ferramentas de manutenção básica são essenciais. “A segurança de cada participante é o que mais importa para nós. Se o evento ocorrer com segurança já será um sucesso”, complementou Augusto.

Evento internacional

O evento nasceu em 1981 na França como uma competição que seria realizada a cada 10 anos. Passados os anos e com o desafio ganhando adesão dos ciclistas de todo mundo ele passou a ser realizado a cada quatro anos, atingindo diversos países da Europa. Em 2003 foi criada a Fundação do Clube Audax Brasil por Manuel Terra e Cristiano Cordeiro e iniciou as primeiras séries de brevets no Brasil, espalhando-se rapidamente por todos os estados.

A palavra "Audax" vem do latim audacioso e é o nome dado a este evento ciclístico não competitivo e de longa distância. O grande foco é a possibilidade de percorrer a longa distância de bicicleta no próprio ritmo, terminando o percurso dentro do tempo limite estabelecido.

Matheus Reis/Assessoria de Imprensa da Unesc